fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Biogen anuncia resultados positivos do estudo mostrando benefício significativo no tratamento da AME 

Biogen anuncia resultados positivos do estudo mostrando benefício significativo no tratamento da AME 

O estudo demonstra o potencial do regime experimental de doses mais altas de nusinersena para avançar no tratamento da AME; a Biogen planeja submeter para aprovação regulatória este regime de dose experimental.

A Biogen Inc. (Nasdaq: BIIB) anunciou dados positivos da coorte principal (Parte B) do estudo DEVOTE de fase 2/3 que avalia a segurança e a eficácia de um regime de dose mais alta de nusinersena em bebês sintomáticos e sem tratamento prévio com atrofia muscular espinhal (AME). O regime experimental de dose mais elevada de nusinersena consiste em um regime mais rápido de carga, que inclui duas doses de 50 mg com 14 dias de intervalo, e um regime de manutenção mais elevado, com 28 mg, a cada 4 meses, em comparação com o regime de nusinersena aprovado. O estudo atingiu seu objetivo primário aos seis meses, alcançando uma melhora estatisticamente significativa na função motora em bebês que receberam o regime de dose mais alta em comparação com um grupo de controle simulado pré-especificado (não tratado) do estudo ENDEAR. 

“Embora tenha havido um progresso notável no tratamento da AME, continua a existir uma necessidade significativa não satisfeita. Com base no perfil bem caracterizado do nusinersena estabelecido nos últimos 10 anos, continuamos a explorar o potencial para maximizar os resultados de eficácia, mantendo nosso compromisso com a segurança”, disse Stephanie Fradette, Chefe da Unidade de Desenvolvimento Neuromuscular da Biogen. “Os resultados encorajadores do DEVOTE mostram que o regime de dose mais elevada pode retardar a neurodegeneração mais rapidamente, como demonstrado pelas maiores reduções no neurofilamento no dia 64 em relação à dose aprovada. Com o tempo, o regime de dose mais elevada levou a benefícios clínicos significativos em crianças com AME sintomática. Estamos ansiosos para compartilhar os resultados detalhados com a comunidade de AME e as autoridades de saúde.” 

DEVOTE é um estudo de três partes que envolveu 145 pacientes de todas as idades e tipos de AME. A coorte principal da Parte B foi composta por crianças sem tratamento prévio com AME de início infantil (n=75) que foram randomizadas 2:1 para receber o regime experimental de dose mais alta de nusinersena ou o regime aprovado de 12 mg (compreendendo quatro doses de carga e doses de manutenção a cada quatro meses). O desfecho primário da Parte B avaliou a mudança da linha de base no Children’s Hospital of Philadelphia-Infant Test of Neuromuscular Disorders (CHOP-INTEND) em seis meses comparando o regime de dose mais alta de nusinersena com um grupo de controle simulado não tratado correspondente da Fase 3 do estudo ENDEAR. ENDEAR é um dos dois estudos principais que formaram a base da aprovação regulatória do nusinersena 12 mg. 

A coorte de dose mais alta mostrou melhora estatisticamente significativa em relação ao comparador simulado correspondente no desfecho primário de alteração no CHOP-INTEND desde o início até seis meses (diferença média dos mínimos quadrados: 26,19; p<0,0001). Os resultados favoreceram o regime de dose mais elevada em relação ao grupo controle simulado nos parâmetros de avaliação secundários e tenderam a favor do regime de dose mais elevada em relação ao regime de 12 mg atualmente aprovado, nos principais biomarcadores e avaliações de eficácia. O regime de dose mais elevada foi geralmente bem tolerado, com eventos adversos geralmente consistentes com a AME e com o perfil de segurança conhecido do nusinersena. A percentagem de eventos adversos graves foi menor no regime de dose mais elevada (60%; 30) em comparação com o grupo de 12 mg (72%; 18). Os resultados detalhados do DEVOTE serão apresentados nas próximas conferências médicas. 

Mais informações sobre o estudo DEVOTE (NCT04089566) estão disponíveis em clinictrials.gov. A dose de nusinersena aprovada pela Food and Drug Administration dos EUA é de 12 mg. 

Sobre o Estudo DEVOTE 

DEVOTE foi um estudo de Fase 2/3, randomizado, controlado e de escalonamento de dose, projetado para avaliar a segurança, tolerabilidade, farmacocinética e potencial para eficácia ainda maior do nusinersena quando administrado em uma dose mais alta (50 mg/28 mg) do que o regime atualmente aprovado (12 mg) para o tratamento da atrofia muscular espinhal (AME). O estudo envolveu 145 pacientes de todas as idades e tipos de AME em aproximadamente 42 locais ao redor do mundo. DEVOTE inclui uma coorte de avaliação de segurança aberta (Parte A), uma coorte de tratamento randomizado, duplo-cego e de controle ativo (Parte B), seguida por uma coorte de tratamento aberta (Parte C) para avaliar a segurança e tolerabilidade de pacientes em transição da dose atualmente aprovada de nusinersena para a dose mais alta testada no estudo. A Parte B é composta por uma coorte de início infantil que é considerada fundamental e uma coorte de início mais tardio. 

Sobre nusinersena  – Nusinersena é aprovado em mais de 71 países para o tratamento de bebês, crianças e adultos com atrofia muscular espinhal (AME). Como base de cuidados em AME, mais de 14.000 indivíduos foram tratados com nusinersena em todo o mundo1. Nusinersena é um oligonucleotídeo antisenso (ASO) que tem como alvo a causa da AME, aumentando continuamente a quantidade de proteína de neurônio motor de sobrevivência (SMN) produzida no corpo2. É administrada diretamente no sistema nervoso central, onde os neurônios motores residem, para entregar o tratamento onde a doença se inicia2. Nusinersena demonstrou eficácia sustentada entre idades e tipos de AME com um perfil de segurança bem estabelecido com base em dados em pacientes tratados em até 10 anos3, combinado com experiência importante no mundo real. O programa de desenvolvimento clínico de nusinersena abrange mais de 10 estudos clínicos, que incluíram mais de 460 indivíduos em um amplo espectro de populações de pacientes, incluindo dois estudos controlados randomizados (ENDEAR e CHERISH). O estudo aberto de extensão do NURTURE está avaliando o impacto a longo prazo do nusinersena. Os eventos adversos mais comuns observados em estudos clínicos foram infecção respiratória, febre, constipação, dor de cabeça, vômitos e dor nas costas. Os exames laboratoriais podem monitorar a toxicidade renal e anormalidades da coagulação, incluindo baixas severas nas contagens de plaquetas, que foram observadas após a administração de alguns ASOs. A Biogen licenciou os direitos globais para desenvolver, fabricar e comercializar nusinersena da Ionis Pharmaceuticals, Inc. (Nasdaq: IONS). Por favor, clique aqui para Informações Importantes de Segurança e informações completas de prescrição para nusinersena nos EUA, ou visite o site do produto do seu respectivo país. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *