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  • sex. set 27th, 2024

Ferramenta da Serasa permite negociação de dívidas em Língua de Sinais e estimula inclusão financeira

Ferramenta da Serasa permite negociação de dívidas em Língua de Sinais e estimula inclusão financeira
  • Ferramenta com intérprete de Libras possibilita acesso em tempo real à central de atendimento do birô de crédito. Em nove meses, mais de 400 consumidores foram atendidos por equipe especializada da Serasa. Parceria com plataforma de atendimento em Língua de Sinais promove autonomia a pessoas com deficiência auditiva. Mais de 70% das pessoas com deficiência auditiva que acionam a Serasa querer renegociar dívidas

Diante da crescente demanda por atendimento em Língua Brasileira de Sinais, a Serasa fortalece canais para atender consumidores com deficiência auditiva. Em parceria com a ICOM, plataforma especializada em Língua de Sinais, a central já prestou suporte a mais de 400 pessoas desde o início do ano, oferecendo tradução simultânea e soluções personalizadas para serviços financeiros.
 

A tradução simultânea por videochamada funciona em parceria com o ICOM, cujos intérpretes são habilitados a fazer o contato entre consumidores surdos e centrais de atendimento. A plataforma ICOM permite atender o cliente surdo no seu próprio idioma em tempo real.
 

Mais de 70% dos atendimentos realizados estão relacionados aos temas de renegociação de dívidas e pontuação Score. “Os principais temas abordados nas chamadas indicam uma busca crescente por uma jornada financeira mais consciente, com o objetivo de quitar pendências e melhorar a relação com o mercado de crédito,” afirma Paulo Nakano, gerente de experiência do cliente da Serasa. “Os atendentes são especialmente preparados para orientar esse processo de forma didática e segura”.

A origem da data

A data de 26 de setembro, que comemora o Dia Nacional do Surdo, foi oficializada no Brasil em 2008, pelo Decreto Lei 11.796, em homenagem à fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, com perfis amplamente diversos e parte deles usa a Língua de Sinais para se comunicar.

De acordo com Nakano, a central especializada em Libras é um marco para a inclusão e autonomia das pessoas com deficiência auditiva na gestão de suas finanças. “Através de videochamadas com intérpretes, o suporte não só facilita o entendimento dos serviços, mas também promove soluções práticas, como a renegociação das dívidas. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a acessibilidade para todos os consumidores”, explica.

Como usar o atendimento em Libras da Serasa:

  1. Acesse a Central de Ajuda da Serasa em ajuda.serasa.com.br.

2. Na área “Acessibilidade para quem precisa”, escolha a opção “Clique para chamar o intérprete” para iniciar o atendimento.

3. Você receberá um aviso para direcionar a chamada a um link externo. Aceite a opção no botão “Clique para Continuar”.

4. Aguarde para ser atendido e certifique-se de que a câmera do equipamento esteja habilitada. A videochamada em Libras pode ser feita tanto no computador quanto no celular.

Informações à imprensa: serasa@vcrp.com.br 
 

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
 

Sobre o ICOM
ICOM é a Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais que adiciona uma camada de acessibilidade ao atendimento do setor privado e público, permitindo a comunicação com os clientes surdos no seu próprio idioma – Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O ICOM nasceu para dar voz a todos que enfrentam dificuldade na comunicação, assegurando diálogos sem barreiras. Mais informações em: Link.

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