Instituto Avencer destaca características que diferenciam a Reabilitação Neurocognitiva Perfetti da fisioterapia neurológica tradicional
No cenário da reabilitação neurológica, um novo paradigma está emergindo no Brasil, desafiando conceitos convencionais e prometendo transformar a maneira como é entendida e abordada a recuperação de pacientes com lesões neurológicas. Este avanço revolucionário é a Reabilitação Neurocognitiva Perfetti, desenvolvida na Itália pelo neurologista Prof. Dr. Carlo Perfetti, um pioneiro visionário na intersecção entre neurociência e reabilitação.
O método tradicional e mais praticado para reabilitação neurológica, neurofuncional, concentra-se principalmente na recuperação física, com olhar focado nos músculos. Os métodos em geral incluem:
- Fortalecimento e alongamentos musculares: Exercícios específicos são prescritos para fortalecer os músculos afetados e melhorar a mobilidade, flexibilidade, amplitude articulares;
- Treinamento de reflexos: Técnicas são usadas para melhorar a resposta reflexa dos músculos e a coordenação motora;
- Repetição de movimentos: A prática repetitiva de movimentos é incentivada para restaurar a funcionalidade motora.
- Uso de dispositivos externos: Ferramentas como órteses e aparelhos de suporte são utilizados para facilitar o movimento e compensar os déficits;
Essa abordagem, embora valiosa em muitos aspectos, tende a subestimar o papel dos processos cognitivos na recuperação de patologias ou lesões neurológicas, como: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Crânio-encefálico, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Lesões medulares e periféricas, Paralisia Cerebral, Dor Neuropática, entre outros.
Já a abordagem Perfetti reconhece que a lesão neurológica afeta não apenas os músculos, mas também os processos cognitivos essenciais para a execução eficaz do movimento. Assim, a Reabilitação Neurocognitiva Perfetti vai além; busca reativar e reorganizar os processos cognitivos comprometidos para favorecer a recuperação motora. O problema está no cérebro e não no músculo. Então vamos trabalhar o cérebro do paciente!
Confira os 4 principais diferenciais da Reabilitação Neurocognitiva Perfetti (RNCP):
- Foco na integração corpo-mente : Enquanto o método tradicional prioriza o fortalecimento muscular e alongamentos a RNCP reconhece que a lesão neurológica afeta não apenas os músculos, mas também os processos cognitivos essenciais para um movimento eficaz e de qualidade. Assim, os exercícios neurocognitivos focam em reativar e reorganizar esses processos cognitivos, aliados aos exercícios motores, promovendo a reintegração mente e corpo, necessária para uma recuperação mais completa e de qualidade.
- Escuta Investigativa: Enquanto o método tradicional adota um protocolo de exercícios padronizados, a RNCP é absolutamente personalizada, pensando nos exercícios para as necessidades individuais de cada paciente. Partindo da Escuta Investigativa das experiências do paciente, propõe-se uma intervenção mais precisa e eficaz, considerando sempre as capacidades e limitações específicas de cada pessoa.
- Foco na autonomia do paciente: A RNCP trabalha com os pacientes em um processo de aprendizagem, buscando oferecer-lhe instrumentos para tornar-se autônomo. Ao possibilitar reconhecer seu corpo inteiro como antes e reativar os processos cognitivos alterados, são capazes de recuperar suas habilidades autonomamente, em um processo ascendente e contínuo. Sentem-se capacitados a retomar suas atividades diárias, a voltar ao convívio social, a se abrir para novas oportunidades com maior independência e confiança.
- Visão sistêmica integrada nos exercícios: Embora comprovado e reconhecido cientificamente a necessidade de incluir o cérebro nas atividades de reabilitação propostas, depara-se com a contínua separação entre o corpo e mente nas metodologias mais aplicadas. A RNCP reconhece a importância dessa integração, por isso desenvolve exercícios que atuam contemporaneamente nas funções motoras, cognitivas e sensoriais trabalhando a pessoa como um todo unificado. Dr. Mauro Cracchiolo, Diretor Científico do Instituto Avencer, destaca: “O objetivo principal de nossa terapia é recuperar a unidade mente-corpo, onde o cérebro e o corpo operam em harmonia. Isso é feito através de exercícios adaptados à problemática do paciente, visando reativar e reorganizar as redes neurais danificadas. Com a reabilitação neurocognitiva, proporcionamos uma experiência de aprendizado para o paciente, utilizando o cérebro como nossa principal ferramenta terapêutica”, conclui.
Sobre o Instituto AvencerFundado em 2018, o Instituto Avencer é uma Organização Social (OSCIP) dedicada a difundir a Reabilitação Neurocognitiva Perfetti no Brasil como uma alternativa inovadora e eficaz de reabilitação, a pacientes portadores de patologias neurológicas. Se estrutura em três pilares fundamentais: a formação e capacitação de profissionais; o atendimento clínico de excelência; e o desenvolvimento de pesquisa científica.