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  • sex. out 18th, 2024

Tecnologias de saúde empoderam médicos para humanizar o atendimento

Tecnologias de saúde empoderam médicos para humanizar o atendimento

No Dia do Médico, conheça os desafios para esses profissionais de saúde absorverem soluções tecnológicas em seu dia a dia

A humanização do cuidado na saúde coloca o paciente no centro das atenções, valorizando não apenas seus aspectos físicos, mas também emocionais e sociais. Esse movimento, embora desafiador, é essencial para proporcionar um atendimento mais próximo e acolhedor, onde a empatia é tão importante quanto o conhecimento técnico.

Nesse cenário, as tecnologias em saúde têm sido grandes aliadas para médicos e profissionais da saúde. O uso de ferramentas como prontuários eletrônicos e aplicativos de monitoramento da saúde permite que os médicos e toda a equipe assistencial acompanhem de perto a evolução dos pacientes, recebendo lembretes e atualizações em tempo real via sistemas integrados e dispositivos móveis. Isso contribui para um atendimento mais ágil e assertivo, focado nas necessidades individuais de cada paciente. Além disso, a telemedicina tem se mostrado fundamental para garantir que os cuidados cheguem a todos, independentemente da localização.

A pesquisa TIC-Saúde de 2024 destaca esse aumento, revelando que o uso de tecnologias digitais cresceu para 13%, em comparação aos 9% registrados em 2022. Além disso, os dados mostram que 92% das instituições de saúde no Brasil fazem uso de um sistema eletrônico para o registro das informações dos pacientes. Mas apresenta um contraponto importante: apenas 23% dos médicos e enfermeiros passaram por treinamento em tecnologias no último ano. Entre os médicos capacitados, os principais temas estudados foram segurança do paciente (95%), ética, segurança e privacidade (85%), análise de dados e informação (84%), qualidade dos dados (82%) e cuidados centrados na pessoa (80%).

Outros dados também deste ano apontam a atenção e preocupação dos médicos para trazer à carreira todas as ferramentas tecnológicas. Levantamento da consultoria Deloitte com 228 médicos brasileiros aponta que duas das quatro principais mudanças necessárias para o futuro da carreira médica estão diretamente relacionadas à inovação tecnológica. A pesquisa mostrou que 55% dos entrevistados acreditam que a capacitação em empreendedorismo e negócios será fundamental, enquanto 50% defendem o desenvolvimento de habilidades para trabalho em equipe. Além disso, 44% destacaram a importância das competências relacionadas ao uso de dados e 43% ressaltaram o treinamento em novas tecnologias.

A pesquisa também revelou as principais inovações que os médicos acreditam que terão maior impacto em suas práticas. A manipulação genética e as terapias celulares foram as mais citadas, seguidas pelas tecnologias diagnósticas, como a miniaturização de dispositivos, nanotecnologia e diagnósticos domiciliares. No entanto, os médicos ainda expressam preocupações quanto à responsabilização por erros médicos, custos elevados e riscos cibernéticos.

Jeferson Sadocci, diretor de mercado e cliente da MV, reforça o quanto o setor de saúde está em constante crescimento e a necessidade de investimento: “Estamos em um momento promissor, com o mercado de tecnologia em saúde se expandindo rapidamente. No entanto, para aproveitar plenamente esse potencial, é fundamental que invistamos não apenas em infraestrutura tecnológica, mas também na formação contínua dos nossos profissionais. Isso garantirá que médicos estejam capacitados para utilizar essas novas ferramentas de forma eficaz, melhorando a qualidade do atendimento e promovendo uma verdadeira transformação na saúde.”

Dicas sobre como os médicos podem ampliar o uso de tecnologias no atendimento:

Treinamento contínuo: É essencial que os médicos participem de treinamentos regulares para estarem sempre atualizados com as ferramentas mais recentes

Equilíbrio entre tecnologia e empatia: Embora as soluções tecnológicas otimizem processos, o relacionamento médico-paciente ainda depende da empatia. É importante que os profissionais usem a tecnologia como suporte para melhorar a eficiência e precisão, sem que isso comprometa a comunicação e o acolhimento

Uso de inteligência artificial para suporte à decisão: A IA pode ser uma grande aliada para avaliar um grande volume de dados. Utilizá-la de forma integrada ao atendimento ajuda a tomar decisões mais rápidas e embasadas, melhorando o prognóstico dos pacientes

Foco na personalização: Muitas soluções permitem o armazenamento e análise de um grande número de informações sobre o histórico dos pacientes, possibilitando um atendimento personalizado, ajustado às necessidades e condições de cada pessoa

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