fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Editora indica livros que retratam o tema diversidade, equidade e inclusão

Editora indica livros que retratam o tema diversidade, equidade e inclusão

A literatura é uma das principais ferramentas de transformação social. Com cerca de 1,7 mil títulos e mais de 170 autores em seu catálogo, a Editora Melhoramentos – com mais de 100 anos de história e com foco no público infantojuvenil – reafirma seu compromisso com temas sociais sempre presente na consolidação da sua trajetória.

De acordo com a diretora de Novos Negócios e Inovação, Carolina Alcoforado, a editora atua de forma constante para cada vez mais ampliar a diversidade não apenas no conteúdo das obras, mas entre seu time de autores. Além disso, seu catálogo está sempre em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento estruturado pelo Ministério da Educação e parceiros, com diretrizes de competências, habilidades e aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“A literatura que começa na infância é para todas as fases da vida e revisitá-la nos permite relembrar e conhecer temas fundamentais para a formação de uma consciência inclusiva. Por meio dessas obras, a Melhoramentos busca promover o respeito às diferenças e combater preconceitos, incentivando uma nova geração de leitores a pensar criticamente sobre a sociedade em que vivem e a participar ativamente da construção de um mundo mais justo e equitativo. Nosso objetivo é levar aos nossos leitores e salas de aula histórias que refletem a diversidade humana e permitem que leitores de todas as idades encontrem personagens com os quais possam se identificar”, destaca Carolina.

Para escolher as melhores histórias e lançamentos alinhados com seus objetivos estratégicos, a Editora Melhoramentos conta com uma equipe especializada para pesquisar tendências nacionais e internacionais, trabalhar em conjunto com escolas e autores – incluindo aqueles fora do eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – para inovar e expandir o número de títulos focados em diversidade. Em seu catálogo, destaca 10 obras que trazem como tema principal a diversidade, equidade e inclusão, algumas delas premiadas. São elas:

1. Doze Brincadeiras Indígenas e Africanas: da etnia Maraguá e de povos do Sudão do Sul”de Rogério Andrade Barbosa e Yaguarê Yamã – Ilustrações de Laerte Silvino

Nyan e Guaripé são melhores amigos, que moram e estudam na cidade de São Paulo, mas são originários de lugares muito distantes. Nyan é uma menina sudanesa que veio como refugiada, junto de sua família, para o Brasil. Guaripé é um garoto indígena, da nação Maraguá, que tem sua origem no Amazonas. Juntos eles irão apresentar 12 brincadeiras típicas de suas culturas para toda a turma. Junte-se a eles e venha se divertir e brincar!

Prêmio: FNLIJ 2023 – Altamente Recomendável


2. “Cada Remada uma História”, de Cristino Wapichana, Daniel Munduruku, Roni Wasiry e Tiago Hakiy, com ilustrações de Mauricio Negro

A obra conta a história de quatro jovens indígenas, de diferentes regiões, que se encontram para juntos desvendarem a lenda da Fonte do Arco-Íris, contada por um velho viajante a um dos membros do grupo. A lenda fala de um lugar maravilhoso, onde se poderia encontrar as sementes do arco-íris; um lugar mágico, onde “morava a alegria iluminada pelas luzes que emanavam deste arco sagrado”. Durante o percurso, feito à canoa, um dos indígenas – o que está remando naquele momento – toma a palavra para contar aos amigos uma história que seu tio havia contado a ele, de quando num tempo chuvoso ele encontrou uma criatura metade mulher, metade peixe. Após contar sua história, os amigos combinam que cada um contará uma história quando estiver remando.

Selo Altamente recomendável da FNLIJ – Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil

Finalista do Prêmio Jabuti 2024

3. “O Cão e o Curumim”, de Cristino Wapichana – ilustrações de Taisa Borges
Uma história de amizade e lealdade entre um curumim e seu cachorro, Amigo. A história habita nas memórias do autor e resgata as tradições de seu povo, apresentando ao leitor recortes do dia a dia do curumim e de sua amorosa e respeitosa relação com seus familiares, com a natureza e com os animais. As paisagens ganham vida através das cores e pinceladas de Taisa Borges.

Prêmios:
Jabuti 2019 – Finalista na Categoria Juvenil

FNLIJ 2019 – Altamente Recomendável – Categoria Criança

4. “Com Qual Penteado Eu Vou?”, de Kiusam de Oliveira – ilustrações de Rodrigo Andrade

A festa de 100 anos do Seu Benedito vai animar toda a família e para homenagear seu bisavô nessa data tão importante, suas bisnetas e seus bisnetos irão escolher penteados lindos para participarem da comemoração. E cada uma e cada um irá presentear seu bisa com a virtude mais poderosa que tem. Com qual virtude você presentearia alguém tão especial?

5. “Flicts”, de Ziraldo – ilustrações de Ziraldo

Tudo tem cor. O mundo é feito de cores, mas nenhuma é Flicts. Uma cor rara, frágil, triste, que procurou em vão um amigo entre outras cores não encontrou um lugar para ficar. Abandonada, Flicts olhou para longe, para o alto, e subiu, para finalmente se encontrar.

Prêmios:

FNLIJ – Prêmio Especial Edição Comemorativa

ANDERSEN 2004 – Prêmio Andersen 2004 – da Revista

Andersen e Libreria dei Ragazzi, Milão

PNBE 2005

6.“Nosso Corpo É Demais!”, deTyler Feder – ilustrações de Tyler Feder

Tradução de Laura Folgueira

Uma obra vigorosa para ler em voz alta, com diversas cenas coloridas e acolhedoras para explorar. É um manifesto de positividade corporal alegre e inclusivo, que pais e mães irão querer compartilhar com seus pequenos.

7.“O Menino Marrom”, de Ziraldo – ilustrações de Ziraldo

Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. “Quem inventou que o contrário de preto é branco?”.“Se um de nós é marrom e outro não é exatamente branco, por que nos chamam de preto e branco?”. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas.


8. “O Polvinho Furacão”, de Coralie Saudo – Ilustrações de Grégoire Mabire

Tradução de Érika Nogueira Vieira

Este livro, deliciosamente bem-humorado e lindamente ilustrado, traz Manu, um pequeno polvo cheio de vida, disposição, bom humor e muito ativo. Entretanto, apesar de todos gostarem dele, o senhor Sardinha, seu professor, já não sabe como lidar com tanta energia… Para resolver esse conflito, o diretor da escola tem uma brilhante ideia que irá resolver a situação.

9. “O Karaíba: Uma História do Pré-Brasil”de Daniel Munduruku – Ilustrações de Mauricio Negro

Antes da chegada dos colonizadores europeus, os habitantes do Brasil eram organizados, tinham sua vida estruturada e tiravam proveito da exuberante natureza que os cercava. Nessa narrativa poderemos imaginar um pouco sobre quais eram seus amores, seus dramas e suas ansiedades em relação ao futuro.

Prêmio:

Cátedra Unesco 2018


10. “Meu Amigo Babasílio”, de Béatrice Fontanel – Ilustrações de Marc BoutavantTradução de Luciano Vieira Machado

“Basílio Tambour é o meu novo amigo da classe. E, não! Não fui eu, Fernando Pompon, quem colocou o apelido nele de Babasílio. Tudo bem que ele gagueja, mas apelidá-lo por isso é uma grosseria, por mais que combine com ele.”

Uma história de amizade, tolerância e aceitação das diferenças, que aborda com humor e sensibilidade o tema da defi ciência e suas consequências para uma criança na escola e na vida.

Prêmio:

FNLIJ 2019 – Altamente Recomendável – Categoria Tradução/Adaptação Criança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *