fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Anadem pede atenção aos mais de 71 mil casos de câncer de próstata que o Brasil deve registrar só neste ano

Anadem pede atenção aos mais de 71 mil casos de câncer de próstata que o Brasil deve registrar só neste ano

Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética reforça a ampla rede de exames e tratamentos disponíveis via SUS

Mês dedicado não apenas à saúde, mas também à conscientização masculina sobre a importância de ir ao médico para a prevenção de doenças, o “Novembro Azul” tem como foco principal o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

Dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicam que, em 2023, o câncer de próstata matou 17 mil homens no Brasil, média de 47 por dia. Para 2024, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam 71.370 novos casos da doença, média de 196 diagnósticos diários.

Embora a campanha “Novembro Azul” exista desde 2008 no Brasil, ainda há preconceito com relação aos exames preventivos, como o de toque retal. “A única maneira de aumentar as chances de cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento completo em hospitais especializados em oncologia, além de exames clínicos e cirurgias, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal.

Atente-se!

As Unidades Básicas de Saúde existentes em todo o Brasil oferecem diferentes tipos de exames, como biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata via transretal e a dosagem de antígeno prostático específico, o PSA, além dos exames para diagnóstico, como laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos. “Reforçando a importância do tema, em 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Então, mesmo sem qualquer tipo de sintoma, homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos, sem esses fatores, devem procurar um médico urologista”, afirma Canal.

Entre os principais sintomas, estão a dificuldade de urinar, a demora em começar e terminar de urinar, o sangue na urina, diminuição do jato e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Outro ponto importante, que fará a diferença, é adotar bons hábitos e ter um estilo de vida mais saudável, por meio de uma alimentação equilibrada, da prática de atividades físicas e do acompanhamento médico. “Está nas mãos dos homens o poder de diminuir esta alta taxa de mortalidade por conta do câncer de próstata. Rever alguns conceitos é o primeiro passo”, reitera o presidente da Anadem.

Anadem

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) foi criada em 1998. Enquanto entidade que luta pelos direitos de sua categoria, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos clientes, especialmente no campo jurídico. Para saber mais, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *