Olhar apurado de profissionais multiáreas é essencial para o manejo correto do paciente com diabetes e evitar complicações. Lançamento será no Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), capítulo Paraná, lança nesta quinta-feira (14) – Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes – o Programa Multiprofissional de Educação em Diabetes para Profissionais de Saúde. O lançamento será às 12h30 na Associação Médica de Paraná, em Curitiba.
A capacitação tem o objetivo de manter os profissionais de saúde atualizados sobre o diagnóstico e os tratamentos mais atuais da diabetes mellitus tipo 1 (DM1), diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e gestacional. Podem participar equipes multidisciplinares de todo o Paraná como médicos generalistas, médicos especialistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, etc. Não é necessário se inscrever para o lançamento.
“O objetivo é fornecer educação continuada e atualizada em diabetes, de forma prática, através de casos clínicos, com discussão de condutas diagnósticas e terapêuticas cientificamente embasadas, com um material bem educativo e interativo. Tudo para atender melhor os pacientes e proporcionar resultados mais eficientes no manejo do diabetes”, ressaltou Andressa Leitão, médica endocrinologista e presidente da SBD capítulo Paraná.
A diabetes muitas vezes é silenciosa no organismo e quando o paciente não tem esse diagnóstico precoce, pode ter sérias consequências de saúde. E os profissionais que atendem esse paciente num pronto atendimento público ou privado, por exemplo, ou até mesmo na atenção primária (consultas e atendimentos eletivos) também precisam estar muito atentos aos sinais da doença, para não complicar o quadro do paciente.
“Por isso uma capacitação como esta é tão importante, primordial para um melhor desfecho no atendimento aos pacientes com diabetes”, defendeu o médico endocrinologista André Vianna, vice-presidente da SBD Paraná e que vinha participando da organização do projeto.
O último levantamento sobre a diabetes no Brasil é de 2023. Conforme inquérito da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, 10,2% da população brasileira possui diabetes. Isso representa cerca de 20,7 milhões de brasileiros. Parte disso – aproximadamente 588 mil pessoas, conforme a SBD – possuem a diabetes tipo 1, quando há a destruição das células que produzem a insulina e a doença se manifesta, em geral, na infância ou adolescência. Já 90% dos pacientes com diabetes são do tipo 2, que está diretamente ligada à obesidade. A gordura em excesso no organismo prejudica a produção de insulina.
Complicações pela falta de diagnóstico precoce
Um dos principais objetivos do Programa é ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre diabetes, disseminar a importância da cobertura terapêutica ampla.
“Especialmente na rede pública de saúde é fundamental que os profissionais estejam atentos aos sintomas do Diabetes que é uma doença muito silenciosa, compreendendo como é possível prevenir o aparecimento de complicações agudas e crônicas, garantindo maior e melhor cuidado aos pacientes”, ressalta Andressa.
O programa da SBD é apoiado pelo Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD), que trabalha para levar informação de qualidade sobre diabetes à população.
Um dos projetos do IPD é o de Monitorização Contínua para Crianças e Adolescentes, no qual os pequenos recebem um sensor de leitura de glicemia, que fica colado à pele e evita os furos no dedo diversas vezes ao dia para que seja realizada a leitura da glicemia. As crianças ficam por três meses sendo acompanhadas pelo projeto, recebendo o sensor de pele e aulas sobre a condução da diabetes. Médicos endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos ministram quinzenalmente aulas às famílias.
SERVIÇO
Lançamento do Programa Multiprofissional de Educação em Diabetes para Profissionais de Saúde
Data: 14/11/2024 (Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes) às 12h30
Local: Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575 – Água Verde, Curitiba)
Público alvo: equipes multidisciplinares de saúde interessadas em conhecer sobre o manejo da diabetes (médicos, enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, etc.)
Custo: gratuito.
Realização: Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – seção Paraná