fbpx
  • sáb. nov 16th, 2024

Chegam mais oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência no setor de autopeças no Estado de São Paulo

Chegam mais oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência no setor de autopeças no Estado de São Paulo

É o que foi pactuado na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre os sindicatos dos Metalúrgicos ligados à Força Sindical, e o Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para veículos Automotores.

Com validade de dois anos a partir de novembro de 2024, a Convenção garante que todas as empresas do setor obrigadas a cumprir a Lei de Cotas darão preferência na contratação das pessoas com deficiência até completar a exigência legal.

O documento também garante reajuste salarial de 5,85% para os trabalhadores do setor e inúmeras cláusulas sociais, como garantias contra assédio e constrangimento moral, e prevê especificamente em sua cláusula 38 a garantia da contratação e acessibilidade:

Cláusula 38 – Contratação e acessibilidade para pessoas com deficiência

As empresas abrangidas por esta convenção coletiva de trabalho, na oportunidade de novas admissões, darão preferência às pessoas com deficiência, observando o artigo 93, da lei 8.213/91.

Parágrafo Único: Tendo em vista as necessidades especificas para acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, as empresas signatárias comprometem-se considerar este fator quando da concepção e implantação de projetos para construção, ampliação ou reforma de suas edificações, de maneira que neste tema seja observada a legislação pertinente em todos os seus aspectos.    

“Parabéns: Este tipo de compromisso, renovado há 17 anos, mantém o setor na liderança do cumprimento da Lei de Cotas em Osasco e Região”, afirma Carlos Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania.

Presença de pessoas com deficiência cresce 19% entre 35 empresas do setor metalúrgico de Osasco e Região

A contratação de pessoas com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e Região cresceu 19%, de agosto a outubro de 2024, entre 35 empresas acompanhadas pelo Programa Valorizando a inclusão pela Lei de Cotas. O programa é uma iniciativa do Sindicato com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo.

Fundacentro debate relação entre ditadura militar e saúde do trabalhador

A relação entre ditadura militar e saúde do trabalhador será tema de evento na Fundacentro em 22 de novembro, das 09h às 17h30. Trata-se do “60 anos da Ditadura Militar: explosão de acidentes e as resistências na área de segurança e saúde no trabalho”.

O evento vai acontecer na rua Capote Valente, 710, no bairro de Pinheiros, São Paulo-SP. Para participar presencialmente, é necessário inscrever-se no site da Fundacentro até às 15h do dia 21 de novembro. Também será possível assistir ao evento on-line pelo canal da Fundacentro no YouTube.

Segundo a Fundacentro, o evento trará reflexões que contribuem para manter viva a memória e a história das lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores

17º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão é dia 28 de novembro

Com o tema Compartilhando Experiências de Inclusão, o evento irá reunir empresas, sindicatos, órgãos públicos, escolas e entidades especialistas sobre deficiência e trabalho para encontrar caminhos que ampliem o mercado de trabalho para todos.

Nada menos que dezessete (17) organizações se juntaram para a realização da ação que acontecerá no auditório da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, das 9h00 às 12h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *