Entre os dias 21 e 22 de novembro, evento mostrará caminhos para aumentar a inclusão e a participação de pessoas com deficiência
A Reatech deste ano, que também sediará a Expo Brasil Paralímpico, terá um Congresso voltado ao debate sobre práticas e políticas ESG (Ambiental, Social e de Governança) com foco anticapacitista. O encontro, que tem a curadoria da Consolidar Diversidade nos Negócios, acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, enquanto as feiras se estendem entre os dias 20 a 23 de novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.
“O tema da inclusão, da acessibilidade e a reabilitação ainda podem ser melhorados no Brasil e a Reatech é pioneira, abrindo espaço para a discussão com profundidade. Infelizmente, boa parte das empresas ainda não percebeu a importância da questão, preferindo pagar a multa do que fazer a implementação. O Congresso será um palco extremamente importante para tocar nessa ferida em busca de soluções sustentáveis, inclusive para contaminar positivamente as empresas, a sociedade e o poder público”, afirma Samuel Hugo de Lima, presidente do TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho).
Samuel será um dos integrantes do segundo painel sobre “O Futuro dos Direitos e do Acesso às Políticas Públicas: Construindo Comunidades e Redes Sustentáveis com Empresas e Organizações Públicas Anticapacitistas”, que acontece das 16h20 às 18h50 do dia 22. O debate terá a mediação de Carlos Alberto Crispim e a presença de Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, Desembargador do TRT-9 e o primeiro juiz cego do Brasil, e Cláudio Mascarenhas Brandão, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A participação completa está neste link.
“Vou tratar do papel da Justiça do Trabalho para condenar as empresas que descumprem a legislação. Nossa legislação é boa, mas, infelizmente, não está sendo aplicada corretamente. Temos comissões internas de acessibilidade e inclusão, com o objetivo de demonstrar de forma pedagógica as empresas que vale a pena dar às oportunidades, inclusive para se beneficiar na melhoria da consciência e da cultura interna dos seus empregados, encontrando verdadeiras joias raras para as atividades certas após a prévia adaptação. Internamente, o tribunal também tem mudado com a adição de normas para inclusão de servidores com deficiências aparentes ou normas para instalação de fóruns”, diz Lima.
Segundo o especialista, o tema da integração vinha sendo deixado em segundo plano e fazendo com que essas pessoas sejam excluídas totalmente da sociedade. Atualmente, órgãos governamentais, empresas e cidadãos estão progredindo, ainda que em passos lentos. Para ele, a participação do judiciário na conscientização e condenação dos que descumprem a norma é um passo fundamental.
“A minha sogra teve um vizinho com deficiências aparentes, e quando ele escapava, a rua entrava em desespero, apesar de ser uma pessoa que não colocava risco algum. Minha neta, por exemplo, recebe na escola práticas sobre inclusão e não tem esse tipo de preconceito. Há cerca de 40 anos, esses cidadãos eram deixados trancados no quarto, e hoje podem fazer parte da sociedade de forma mais natural”, concluiu o presidente do TRT-15.
Programação
21/11, às 10h30 – Plenária Reatech com o tema: ESG e a Luta Anticapacitista: a Acessibilidade como Pilar Essencial para a Sustentabilidade.
21/11, às 14h30 – Talks Reatech com o tema: Lideranças Anticapacitistas e a Sustentabilidade Humana: Com Quem Estamos Construindo o Futuro do ESG?
21/11, às 16h50 – Painel Reatech com o tema: ESG para Quem? Transformação Social e Relação entre Empresas e Organizações Sociais
22/11, às 10h30 – Plenária Reatech com o tema: ESG e o Futuro do Impacto Social: Como Estamos Construindo Comunidades e Redes Sustentáveis?
22/11, às 14h30 – Talks Reatech com o tema: Acessibilidade e Educação Corporativa: Reconfigurando a Cultura Organizacional para o Sucesso do ESG
22/11, às 16h20 – Painel Reatech com o tema: O Futuro dos Direitos e do Acesso às Políticas Públicas: Construindo Comunidades e Redes Sustentáveis com Empresas e Organizações Públicas Anticapacitistas.
Expo Brasil Paralímpico
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará, juntamente com a Reatech, a 1ª edição da Expo Brasil Paralímpico. O CPB e confederações vão exibir uma gama de atividades e informações destinadas a promover o esporte e a gerar negócios para o segmento. Serão realizadas demonstrações de diversas modalidades esportivas adaptadas, permitindo que os visitantes experimentem a prática desses esportes, além de encontro com atletas paralímpicos.
O CPB também aproveitará a oportunidade para destacar o papel fundamental dos programas de desenvolvimento esportivo em todo o país. Haverá ainda a realização do VII Congresso Paradesportivo Internacional, direcionado a estudantes e profissionais que trabalham ou têm o desejo de trabalhar com o esporte paralímpico. A inscrição pode ser feita neste link.
Serviço:
Reatech Brasil 2024 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data: 20 a 23 de novembro
Horário: das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Mais informações neste link.
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas dez feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech, wire Brasil, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informações acesseaqui