Daniela Mendes é finalista da premiação realizada pela Health Innova HUB, que reconhece sua contribuição na transformação da saúde e inclusão social
A Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC), Daniela Mendes, foi indicada entre profissionais da saúde e se tornou uma das finalistas da primeira edição do Prêmio Líderes Inovadores em Saúde 2024. Promovida pelo Health Innova HUB, a premiação reconhece líderes que, por meio da inovação, impactam positivamente a sociedade e contribuem para a transformação do sistema de saúde.
Com uma carreira de mais de 20 anos na gestão de serviços de saúde e Organizações Sociais, Daniela lidera o Instituto Jô Clemente (IJC), que há mais de 63 anos, atende e promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Como Superintendente Geral, Daniela tem liderado iniciativas de inovação, qualidade e sustentabilidade, com destaque para a implementação de sistemas de gestão de qualidade e o desenvolvimento de novos serviços voltados à inclusão e ao bem-estar das pessoas com deficiência.
Além disso, sua experiência em áreas como planejamento estratégico, gestão de processos e pessoas, e melhoria contínua, auxiliam e impulsionam a modernização dos projetos e programas oferecidos pelo IJC, consolidando a Instituição como uma referência na promoção da Saúde e Inclusão Social.
“Esse reconhecimento é um reflexo de uma jornada coletiva, onde cada passo dado é motivado pelo objetivo de oferecer mais qualidade de vida, inclusão e oportunidades para pessoas com deficiência. A inovação é um meio de garantir um futuro mais acessível e humano para todas as pessoas, e este prêmio é um estímulo para continuarmos avançando nesse caminho”, declara Daniela.
Os vencedores serão anunciados durante um evento no dia 12 de dezembro, em uma cerimônia que reunirá os principais nomes da Saúde no Brasil.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar sua Inclusão Social e a Defesa de seus Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favorecem a escolaridade e o Emprego Apoiado, e oferecer assessoria jurídica às famílias sobre direitos das pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece atualmente 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo. O diagnóstico precoce abrange cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em fase de implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Tem como foco neste eixo apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos e serviços para esta população.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC (ijc.org.br), o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.