Djalma Scartezini, CEO da REIS, participou da Cúpula Regional da América Latina e Caribe sobre Deficiência 2024 para falar sobre “Boas práticas para emprego inclusivo no Brasil”.
Realizada em formato híbrido, a iniciativa é promovida pela Rede Latino-Americana de Organizações de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (Riadis), junto com a Aliança Internacional de Deficiência (IDA) e o Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI Sesc Senac RJ.
Com o tema “Mais unidos, mais inclusivos”, o encontro conta com o apoio das agências das Nações Unidas, representantes de Estado e mais de vinte organizações que tem como premissa promover a inclusão social além de discutir temas como sustentabilidade, educação, proteção social, impacto climático e gestão de riscos para as pessoas com deficiência.
É uma oportunidade para que os principais atores da sociedade possam debater sobre as realidades das pessoas com deficiência, além de gerar propostas multilaterais no âmbito da garantia dos direitos expostos na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), nos países da América Latina e do Caribe.
No final do encontro, será redigido um documento oficial contendo todos os avanços apresentados, assim como os chamados específicos para adotar ações urgentes, que será apresentado posteriormente como uma declaração conjunta em Berlim, Alemanha, na Cúpula Global sobre Deficiência (GDS 2025), em abril de 2025, como representação do impulso regional para a mudança e a inclusão plena.
A Cúpula Regional da América Latina e Caribe sobre Deficiência vai até o dia 11 de dezembro.
Sobre a REIS
A REIS surgiu, há 12 anos, durante o 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian. Fundada por João Ribas, precursor do movimento, atualmente a rede é composta por um grupo de mais de 60 empresas nacionais e multinacionais que se comprometem com os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e das Nações Unidas (ONU) para promover a empregabilidade das pessoas com deficiência e junto com 39 países é parte da Rede Global de Empresas Inclusivas, sendo uma das redes nacionais mais antigas e celebradas.