fbpx
  • ter. jan 7th, 2025

SNDPD celebra avanços históricos na promoção dos direitos das pessoas com deficiência

SNDPD celebra avanços históricos na promoção dos direitos das pessoas com deficiência

Ano teve como destaques a realização da 5ª conferência, o fortalecimento de políticas de reparação e a ampliação do Novo Viver sem Limite

Em 2024, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) consolidou avanços significativos por meio de iniciativas voltadas à promoção de equidade e dignidade para pessoas com deficiência. Entre as principais realizações, destacam-se a 5ª Conferência Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que voltou a acontecer após um hiato de oito anos; o fortalecimento de políticas de reparação e indenização para vítimas da hanseníase; e os avanços do Novo Plano Viver sem Limite.

A secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, destaca a importância das ações desenvolvidas pelo MDHC para garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo território nacional. “A nossa prioridade é mobilizar investimentos e estabelecer uma estrutura de governança para a construção de políticas públicas permanentes voltadas às pessoas com deficiência”, disse.

Retomada

Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, a 5ª CNDPD aconteceu em Brasília entre os dias 14 e 17 de julho, reunindo cerca de 1,6 mil participantes de todo o Brasil. Organizada em cinco eixos temáticos, a Conferência abordou questões como cidadania e acessibilidade, controle social e financiamento de políticas públicas.

Com três etapas (municipal, estadual e nacional), o processo conferencial recebeu 649 propostas, das quais 199 foram sistematizadas para a etapa final. O resultado foi a “Carta de Brasília – Pessoas com Deficiência na Luta por Equidade”, um manifesto político que sintetiza as 90 propostas aprovadas, fortalecendo o compromisso com os direitos das pessoas com deficiência.

Outras ações emblemáticas de 2024

Além da Conferência, a SNDPD avançou com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite que, até o momento, resultou na entrega de ônibus acessíveis, salas multissensoriais em aeroportos, investimentos na área da saúde e na formação de professores de todo país.

Sete estados – Piauí, Maranhão, Bahia, Paraíba, Ceará, Alagoas e Pernambuco – já aderiram formalmente ao programa. Outros, como Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul, estão em processo avançado de adesão.

Com investimento total previsto de R$ 6,5 bilhões, o plano atua em quatro eixos: gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo; acessibilidade; e promoção dos direitos. A criação do Observatório Novo Viver sem Limite também foi um marco, funcionando como uma plataforma digital acessível para o monitoramento das iniciativas.

No campo da avaliação biopsicossocial, foi finalizado o relatório do Grupo de Trabalho Interministerial, além de serem realizadas formações e projetos-piloto em estados como Piauí e Bahia.

Um outro destaque de 2024 foi o avanço na reparação histórica às vítimas da hanseníase. Um marco foi a regulamentação da Lei nº 11.520/2007, que assegura benefícios a filhos separados e pessoas submetidas ao isolamento compulsório.

Em parceria com instituições como a Fiocruz e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a secretaria também realizou oficinas, cursos e lançou publicações para promover a acessibilidade e combater o capacitismo. Entre os materiais, destaca-se o Guia de Acessibilidade na Comunicação, voltado para inclusão na produção de conteúdo.

Ainda de acordo com a secretária nacional, 2024 marcou a continuidade de iniciativas estruturantes. “Conseguimos consolidar conquistas históricas, ampliar a participação social e promover ações concretas para melhorar a vida das pessoas com deficiência em todo o país. Esse trabalho é reflexo de um esforço coletivo entre governo e sociedade civil”, afirma Feminella.

Perspectivas para 2025

Entre as principais entregas previstas para o próximo ano estão a adesão do Novo Plano Viver sem Limite para mais 20 estados; o aprimoramento do software VLibras, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba; e a produção de dados estatísticos para subsidiar políticas públicas para pessoas com deficiência.

A SNDPD também planeja eventos como o Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência, visando o combate à violência de gênero e ao capacitismo, e o Encontro Nacional de Parlamentares com Deficiência.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *