fbpx
  • qua. jan 8th, 2025

Reflexão para o Novo Ano: Recomeços e Inclusão

Reflexão para o Novo Ano: Recomeços e Inclusão OPINIÃO - * Por Jairo Varella Bianeck

OPINIÃO

  • * Por Jairo Varella Bianeck

O Ano Novo nos convida a refletir sobre o passado e projetar o futuro.

É um momento de aprendizado, gratidão e esperança. Mas já imaginou se tudo aquilo que rejeitou ou negligenciou ao longo do último ano simplesmente desaparecesse? As pessoas que você criticou, os momentos que ignorou, as oportunidades que deixou passar… E se, nesse cenário, também não houvesse o aprendizado vindo das diferenças? Das histórias únicas de quem enfrenta desafios com coragem, como as pessoas com deficiência? Será que sentiria falta do que antes parecia insignificante?

Ao atravessarmos o limiar de um novo ano, somos lembrados de que a vida não entrega tudo como queremos, mas como precisamos. Para aqueles que convivem com limitações físicas, intelectuais ou sensoriais, cada desafio é um convite ao fortalecimento. Cada obstáculo superado é uma prova de resiliência. São essas histórias que nos ensinam que não é a ausência de dificuldades que define a felicidade, mas a forma como as encaramos.

Se em algum momento faltou empatia, que este seja o momento de cultivá-la. Que tal acolher as singularidades e fortalecer os laços de sua família? Inspirar-se em quem cria oportunidades mesmo em condições adversas e buscar o caminho que faz sentido. Aprenda com as pessoas com deficiência, que diariamente constroem suas vidas com criatividade, perseverança e determinação.

A gratidão é a chave para a transformação. Quando deixamos de reclamar e enxergamos a beleza nas diferenças, percebemos o quanto elas enriquecem nossas vidas. Desafios que pareciam insuperáveis tornam-se degraus para a evolução pessoal e coletiva. As diferenças nos ensinam que todos têm algo único a contribuir para o mundo.

Neste novo ano, que possamos construir uma sociedade mais inclusiva, onde ninguém seja deixado para trás. Que possamos celebrar as pessoas com deficiência como agentes de mudança e valorizar suas conquistas. E que a cada dia, possamos olhar para os desafios — nossos e dos outros — como oportunidades de crescimento.

O poder de transformar o próximo ano em um ciclo de inclusão, amor e realização está em nossas mãos. A escolha de ser empático, de criar acessibilidade e de aprender com as diferenças é sua. Sempre foi. Que este seja um ano de recomeços para todos. Feliz Ano Novo! Que você seja a mudança que deseja ver no mundo e uma inspiração para a transformação.

  • * Jairo Varella Bianeck é advogado e um dos coordenadores jurídicos da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *