Marcelo Panico, que atua como advocacy na Fundação Dorina Nowill para Cegos, é eleito para o cargo após ocupar a cadeira de vice-presidência durante o ano de 2023
DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Foto da cerimônia de posse da presidência do COMAS-SP. Marcelo Panico, Advocacy da Fundação, está ao centro do palco, em pé, ao lado de Cássia Aparecida Travensolo, Secretária-Adjunta da Assistência Social. No palco tem o telão ao fundo com o texto “Conselho Municipal de Assistência Social – Cerimônia de posse”, e duas pessoas sentadas nos cantos. Marcelo é um homem de pele clara, cabelos curtos e grisalhos, veste camisa branca, gravata azul e branca, terno e calça na cor cinza, e está com Rudy, seu cão-guia. Cássia é uma mulher de pele clara, cabelos longos e loiros, óculos de grau e usa um vestido preto. Eles seguram, juntos, o termo de posse. Fim da descrição.
Marcelo Panico, Advocacy da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, foi eleito presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (COMAS-SP). A nova posição no órgão máximo da política de assistência social da cidade representa não apenas uma conquista, mas também um marco significativo para a Fundação Dorina, que consolida seu protagonismo na promoção da inclusão social e acessibilidade.
O COMAS-SP é uma instância deliberativa, normativa e fiscalizadora vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Composto por 36 conselheiros – representantes do poder público e da sociedade civil –, o conselho atua como guardião de um orçamento anual de aproximadamente R$4,8 bilhões, destinado à execução de políticas e serviços de assistência social na cidade.
O impacto da presidência para a Fundação Dorina Nowill para Cegos
Com mais de 7 décadas de história na promoção da inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, a Fundação Dorina Nowill para Cegos amplia sua atuação ao desempenhar um papel de destaque em um dos principais conselhos de assistência social do Brasil. Sob a presidência de Panico, a entidade reforça sua capacidade de influenciar políticas públicas que atendam não apenas pessoas com deficiência visual, mas também para toda a sociedade.
“Assumir a presidência do COMAS-SP representa um passo fundamental na consolidação dos objetivos, valores e propósito da Fundação Dorina. Isso reflete o protagonismo inclusivo da entidade e a missão de transformar vidas”, destaca o novo presidente do Conselho.
A relevância do COMAS-SP e as responsabilidades da nova gestão
Como órgão colegiado e participativo, o COMAS-SP reúne cerca de 800 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e diversos equipamentos sociais que prestam serviços essenciais, como Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), lares para crianças e adolescentes e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outros.
A presidência do conselho, além de garantir a fiscalização e o monitoramento do uso dos recursos públicos, será responsável por organizar a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, o maior evento do setor no Brasil, com previsão de reunir mais de 10 mil pessoas em 2025.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para CegosA Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Mais detalhes aqui no site.