• dom. fev 23rd, 2025

Fundação Dorina Nowill para Cegos assume presidência do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo

Fundação Dorina Nowill para Cegos assume presidência do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo

Marcelo Panico, que atua como advocacy na Fundação Dorina Nowill para Cegos, é eleito para o cargo após ocupar a cadeira de vice-presidência durante o ano de 2023

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Foto da cerimônia de posse da presidência do COMAS-SP. Marcelo Panico, Advocacy da Fundação, está ao centro do palco, em pé, ao lado de Cássia Aparecida Travensolo, Secretária-Adjunta da Assistência Social. No palco tem o telão ao fundo com o texto “Conselho Municipal de Assistência Social – Cerimônia de posse”, e duas pessoas sentadas nos cantos. Marcelo é um homem de pele clara, cabelos curtos e grisalhos, veste camisa branca, gravata azul e branca, terno e calça na cor cinza, e está com Rudy, seu cão-guia. Cássia é uma mulher de pele clara, cabelos longos e loiros, óculos de grau e usa um vestido preto. Eles seguram, juntos, o termo de posse. Fim da descrição.

Marcelo Panico, Advocacy da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, foi eleito presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (COMAS-SP). A nova posição no órgão máximo da política de assistência social da cidade representa não apenas uma conquista, mas também um marco significativo para a Fundação Dorina, que consolida seu protagonismo na promoção da inclusão social e acessibilidade.

O COMAS-SP é uma instância deliberativa, normativa e fiscalizadora vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Composto por 36 conselheiros – representantes do poder público e da sociedade civil –, o conselho atua como guardião de um orçamento anual de aproximadamente R$4,8 bilhões, destinado à execução de políticas e serviços de assistência social na cidade.

O impacto da presidência para a Fundação Dorina Nowill para Cegos

Com mais de 7 décadas de história na promoção da inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, a Fundação Dorina Nowill para Cegos amplia sua atuação ao desempenhar um papel de destaque em um dos principais conselhos de assistência social do Brasil. Sob a presidência de Panico, a entidade reforça sua capacidade de influenciar políticas públicas que atendam não apenas pessoas com deficiência visual, mas também para toda a sociedade.

“Assumir a presidência do COMAS-SP representa um passo fundamental na consolidação dos objetivos, valores e propósito da Fundação Dorina. Isso reflete o protagonismo inclusivo da entidade e a missão de transformar vidas”, destaca o novo presidente do Conselho.

A relevância do COMAS-SP e as responsabilidades da nova gestão

Como órgão colegiado e participativo, o COMAS-SP reúne cerca de 800 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e diversos equipamentos sociais que prestam serviços essenciais, como Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), lares para crianças e adolescentes e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outros. 

A presidência do conselho, além de garantir a fiscalização e o monitoramento do uso dos recursos públicos, será responsável por organizar a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, o maior evento do setor no Brasil, com previsão de reunir mais de 10 mil pessoas em 2025.


Sobre a Fundação Dorina Nowill para CegosA Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Mais detalhes aqui no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *