• sáb. fev 22nd, 2025

Sintomas do TDAH são mais acentuados no período de volta às aulas

Sintomas do TDAH são mais acentuados no período de volta às aulas

Cellera Farma dá algumas dicas de como facilitar à readaptação ao ambiente escolar após o término das férias

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição relacionada ao desenvolvimento neurológico que afeta crianças e pode persistir na vida adulta. Os principais sintomas são desatenção, impulsividade e hiperatividade, e podem ser mais intensos em casos específicos. Mas, uma coisa é certa: não importa o nível de TDAH, é preciso cuidar para que o desempenho na escola não seja prejudicado e apoiar a criança social e emocionalmente. E quanto antes isso for feito, melhor.

Estima-se que o TDAH afete cerca de 3% a 8% das crianças e adolescentes em idade escolar, de acordo com levantamento das Secretarias de Atenção Especializada à Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. O transtorno pode causar problemas para se concentrar, seguir instruções e completar tarefas. Além disso, comportamentos impulsivos podem levar a conflitos com professores e colegas, prejudicando o aprendizado e a integração social. O suporte adequado, como acompanhamento especializado por profissionais de saúde e da pedagogia, é essencial para minimizar esses impactos.

Esse cuidado se torna ainda mais urgente na volta às aulas, pois a falta de uma rotina bem definida durante as férias pode tornar mais difícil retomar hábitos escolares, como cumprir horários, concentrar-se nas aulas e gerenciar tarefas. A mudança na volta às aulas, muitas vezes, aumenta o sentimento de frustração e sobrecarga emocional, dificultando a adaptação. “O retorno à escola representa um período crítico para crianças com TDAH, exigindo atenção especial para garantir uma adaptação saudável e produtiva”, diz Marcos Cataldo, Gerente Médico da Cellera Farma.

Além disso, o especialista ressalta a importância dos pais e profissionais de saúde ficarem atentos à composição dos produtos utilizados no tratamento e no dia a dia das crianças. “Embora o vermelho Allura AC seja amplamente utilizado e aprovado por órgãos regulatórios, é essencial que consumidores e profissionais da saúde estejam cientes dos potenciais riscos associados ao seu consumo, especialmente em populações sensíveis, como crianças. A leitura atenta dos rótulos dos alimentos e a moderação no consumo de produtos que contenham esse corante são medidas recomendadas para minimizar possíveis efeitos adversos.”

A Cellera Farma reforça seu compromisso com a segurança dos pacientes e não utiliza esse corante em nenhum de seus produtos.

Como identificar sinais e o que fazer?

No início do ano escolar, crianças com TDAH podem apresentar sinais de dificuldade como desatenção frequente, esquecer materiais ou tarefas, resistência em cumprir horários e comportamento impulsivo ou ansioso. Mudanças de humor, frustração ao realizar tarefas e dificuldade em seguir regras na sala de aula também são comuns.  

O suporte adequado, como estratégias para organizar a rotina, reforço positivo e a colaboração entre família e escola, são cruciais nesse período, para estabelecer uma transição mais tranquila e produtiva. A adaptação ao ambiente escolar pode ser desafiadora, mas algumas estratégias simples podem fazer toda a diferença:

– Estabeleça uma rotina consistente:

Defina horários fixos para estudar, brincar e descansar.

– Organize os materiais escolares:

Utilize listas de verificação e etiquetas para facilitar a organização.

Incentive o uso de agendas ou planners para acompanhar tarefas e compromissos.

– Crie um ambiente tranquilo para estudos:

Escolha um local livre de distrações para a realização das atividades escolares.

– Reforce conquistas:

Elogie os esforços e comemore até as pequenas vitórias para motivar a criança.

– Mantenha comunicação com a escola:

Dialogue regularmente com professores e a equipe escolar para monitorar o progresso e ajustar estratégias quando necessário.

É fundamental que crianças com TDAH recebam acompanhamento de profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras. A psicoterapia, por exemplo, pode ensinar habilidades específicas para gerenciar o comportamento e transformar padrões de pensamento negativos em positivos, ajudando na adaptação escolar e no desenvolvimento de habilidades sociais. Esse trabalho conta com o apoio de medicamentos que melhoram a atenção e reduzem a impulsividade e a hiperatividade. “Existem no mercado alternativas de tratamento farmacológico com tecnologia de liberação prolongada, permitindo controle dos sintomas ao longo do dia, com uma dose única diária, facilitando a adesão ao tratamento. Esse é um grande diferencial”, afirma Marcos Cataldo, Gerente Médico da Cellera Farma.

A Cellera Farma oferece em seu site vasto material voltado para apoiar famílias após o diagnóstico de TDAH. Esses recursos são projetados para fornecer informações práticas e orientações essenciais para pais e responsáveis, ajudando a entender melhor o transtorno e a lidar com os desafios do dia a dia.

Entre os materiais disponíveis, destaca-se a cartilha “Orientações para a família após o diagnóstico de TDAH”. Para acessar esse conteúdo, basta visitar o site da Cellera Farma por meio do link: Orientações para a família após o diagnóstico de TDAH – Cellera Farma.

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