Instituto Brasileiro de Museus busca Contribuições para o Plano de Ação do Programa Acesse Museus
Desde a segunda-feira, 10, está lançado o Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória – Acesse Museus, criado pela Portaria Ibram nº 3135, de 20 de setembro de 2024, que tem como objetivo implementar diretrizes, fomentar o desenvolvimento e difundir conhecimentos sobre práticas acessíveis, inclusivas e anticapacitistas nos museus e nos pontos de memória.
Para sua criação, a participação da sociedade foi essencial, por meio de consulta e audiência públicas, realizadas no Participa mais Brasil.
Confira o vídeo de lançamento do Acesse Museus e o vídeo de leitura do Programa em libras.
Seguindo a metodologia de construção coletiva, democrática e transparente, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram apresenta essa enquete e convida para opinar sobre as ações que devem ser desenvolvidas no Plano de Ação do Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória – Acesse Museus.
Em atendimento aos princípios da transparência e participação social, essenciais para a execução do Programa, pretende-se com essa iniciativa implementar a política pública de acordo com os anseios e necessidades da população, em consonância com o Estatuto de Museus, com o Plano Nacional Setorial de Museus – PNSM (2025-2035) e com o Programa Acesse Museus.
Sobre a Participação:
As informações coletadas são confidenciais e as respostas obtidas servirão de base para informações e estatísticas.
Convidamos você a participar expondo aqui opiniões e sugestões. Esse Programa quer contemplar as expectativas e necessidades da sociedade, fortalecendo o setor museal e o acesso aos espaços museais.
Participe pelo link:
Governo Federal – Participa + Brasil – Contribuições para o Plano de Ação do Programa Acesse Museus
Órgão: Instituto Brasileiro de Museus
Setor: IBRAM – Departamento de Processos Museais
Status: Ativa
Abertura: 10/02/2025
Encerramento: 25/02/2025