• qui. fev 20th, 2025

Mercure Pinheiros oferece atendimento simultâneo em Libras para hóspedes

Mercure Pinheiros oferece atendimento simultâneo em Libras para hóspedes

O atendimento em Língua Brasileira de Sinais é realizado por meio da plataforma ICOM, que permite Acessibilidade a hóspedes surdos durante toda a estadia

Reforçando seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, o Mercure São Paulo Pinheiros, parte do portfólio da Accor, é o primeiro hotel do Brasil a implementar Atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de uma plataforma digital. Em parceria com o ICOM, solução desenvolvida pela ONG AME, a iniciativa permite que hóspedes e clientes com deficiência auditiva comuniquem facilmente com a equipe do hotel, promovendo uma experiência de hospedagem mais acessível e inclusiva.

A novidade funciona de forma simples e intuitiva: ao chegar ao hotel, o hóspede escaneia um QR Code e se conecta com um intérprete em tempo real como em uma chamada de vídeo, que realiza a intermediação com a equipe do Mercure Pinheiros. O serviço está disponível na recepção, nos quartos e no restaurante, operando 24 horas, inclusive em feriados, com suporte de mais de 100 profissionais qualificados em Libras.


“Acreditamos que a hospitalidade deve ser acessível a todos, e esta iniciativa reforça nosso compromisso em eliminar barreiras e tornar a comunicação mais inclusiva. Nosso objetivo é garantir que os hóspedes se sintam acolhidos e tenham uma experiência plena em nosso hotel. E este é apenas mais um passo nessa jornada: o hotel continua investindo em melhorias e adaptações para garantir um ambiente cada vez mais acessível a todas as pessoas”, destaca Filipe Nobrega, gerente geral do Mercure São Paulo Pinheiros.

“A parceria entre o ICOM e o hotel Mercure Pinheiros não é apenas um avanço para o setor hoteleiro, mas um marco na inclusão de pessoas com deficiência no turismo. Acessibilidade e lazer devem caminhar juntos, garantindo que todos tenham o direito de viajar e desfrutar de experiências com autonomia e dignidade. Esse lançamento só reforça a missão do ICOM: quebrar as barreiras da comunicação”, comenta José Araújo, CEO do ICOM e Presidente da AME.

Compromisso com a diversidade e inclusão
A iniciativa do Mercure Pinheiros está alinhada ao compromisso da Accor de promover acessibilidade e inclusão social em toda a sua rede. O hotel já conta com infraestrutura adaptada para pessoas com deficiência física, incluindo apartamentos adaptados com portas e banheiros amplos, cofres e travesseiros em altura adequada, olho mágico em duas alturas e equipamentos disponíveis como cadeiras de banho e escadas para pessoas com nanismo.

Além disso, o hotel recentemente conquistou a certificação internacional Green Key, que reconhece estabelecimentos comprometidos com práticas sustentáveis e de impacto positivo em aspectos sociais, além dos ambientais.

Laís Souza, Gerente de Diversidade, Equidade & Inclusão da Accor Américas, reforça o compromisso do Grupo em oferecer estadias inclusivas e acolhedoras. “Na Accor, diversidade, equidade e inclusão fazem parte do nosso DNA e são fundamentais para o sucesso do Grupo. A hospitalidade é sobre pessoas, e nosso papel é garantir que todos sejam bem-vindos, respeitados e tenham acesso a serviços de qualidade. A iniciativa do Mercure Pinheiros é um exemplo concreto desse compromisso”, afirma a executiva. Com essa ação, o hotel lidera o caminho em acessibilidade na hotelaria nacional, promovendo experiências mais democráticas e inclusivas para todos os viajantes.

Sobre Mercure
Inspirados em Mercúrio, o deus romano dos viajantes, os hotéis Mercure oferecem muito mais do que apenas um lugar para dormir – eles são um portal para o destino, um convite caloroso para descobrir e explorar o local. Desde a sua fundação em 1973, Mercure tem se dedicado para revelar os tesouros que cercam cada endereço, oferecendo padrões de alta qualidade com um profundo senso de lugar. Por meio do seu programa “Discover Local”, Mercure dá as boas-vindas aos hóspedes para se sentirem em casa em qualquer local (“Feel Local Everywhere”) – seja no Rio, em Paris, Bangkok ou em muitos outros destinos
em todo o mundo. Cada detalhe, desde as artes decorativas até nossa paixão por descobrir as delícias locais em termos de alimentos e bebidas, é selecionado para refletir a essência única de cada destino. Os hotéis Mercure estão convenientemente localizados nos centros das cidades, à beira-mar ou nas montanhas, com mais de 990 hotéis em mais de 65 países.

Mercure faz parte do grupo Accor, líder mundial em hospitalidade, com mais de 5.700 propriedades em mais de 110 países, e uma marca participante do ALL – Accor Live Limitless – um programa de fidelidade que oferece acesso a uma ampla variedade recompensas, serviços e experiências.

mercure.com | all.com | group.accor.com

Sobre o ICOM
O ICOM é uma socialtech que oferece um ecossistema de relacionamento com a comunidade surda, premiada pela ONU como solução de Inovação Pública. Com suas raízes na Fundação AME – organização que luta pela independência das pessoas com deficiência há mais de 30 anos, o ICOM utiliza-se da tecnologia para empoderar o setor público e privado para se tornarem mais acessíveis em suas comunicações.

Destina seus recursos excedentes para projetos sociais, que selecionados pela comunidade surda, provem a inclusão desse público no mercado de trabalho, educação, consumo e direitos básicos.

www.icom.app

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