• qui. fev 20th, 2025

Educação e direitos de estudantes com deficiência em instituições de ensino superior da cidade de Salvador/BA

Educação e direitos de estudantes com deficiência em instituições de ensino superior da cidade de Salvador/BA

Projeto ‘Educação e direitos de estudantes com deficiência em Instituições de Ensino Superior da cidade de Salvador/BA’, analisa, debate e difunde políticas educacionais voltadas para a garantia de direitos dos estudantes com deficiência do ensino superior

O projeto ‘Educação e direitos de estudantes com deficiência em Instituições de Ensino Superior da cidade de Salvador/BA’, vinculado ao Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (PIBIC AF), analisa, debate e difunde políticas educacionais voltadas para a garantia de direitos dos estudantes com deficiência do ensino superior, considerando que os processos de inclusão são colocados como desafio da educação contemporânea.

Os modos e vigências sociais para garantia e manutenção dos direitos dos estudantes com deficiência devem ser objeto de reflexão permanente, tanto no espaço público quanto privado. No ensino superior público o desafio é ainda maior, haja vista que há problemas que vão desde os limites orçamentários para garantia de processos de acessibilidade de qualidade até a formação dos formadores e da comunidade que recebe e convive com os estudantes com deficiência.

Autores como MANTOAN (2003) e MITTLER (2003), além de instrumentos legais de defesa da pessoa com deficiência, e garantia de processos de inclusão, são utilizados como instrumentos argumentativos sobre
a temática. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa com método estudo de caso (SANTOS, 2018) triangular. Como resultado parcial, são apresentados os dados e análises da instituição de origem e atuação dos autores destacando as ações já realizadas e os desafios que devem ser vencidos para uma efetiva garantia de direitos dos estudantes com deficiência. A emergência das transformações que devem ocorrer no contexto das instituições educativas no que tange ao processo de inclusão ampla é elemento de destaque no texto.

Os autores são:

Ana Katia Alves dos Santos
Doutora em Educação
Instituição: Universidade Federal da Bahia
E-mail: al2012ssa@gmail.com

Gabriel Almeida Guimarães Mota
Graduando em História
Instituição: Universidade Federal da Bahia
E-mail: gabrielmota@ufba.br


Gustavo Pinheiro Santos Maia
Graduando em História
Instituição: Universidade Federal da Bahia
E-mail: maia.gustavo@ufba.br

Confira a íntegra do projeto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *