• sex. fev 21st, 2025

Evento científico reúne especialistas internacionais sobre palatoplastia e insuficiência velofaríngea (VPI) no HRAC-USP

Evento científico reúne especialistas internacionais sobre palatoplastia e insuficiência velofaríngea (VPI) no HRAC-USP

Smile Train promove evento científico com especialistas internacionais sobre palatoplastia e insuficiência velofaríngea (VPI) no HRAC-USP. Referência mundial na pesquisa e tratamento da fissura labiopalatina e centro de liderança no Brasil, instituição será sede de congresso com a participação de cirurgiões e especialistas internacionais, como Corstiaan Breugem, Larry Hollier, Robert Mann e Catherine Crowley

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o HRAC-USP – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP), em Bauru (SP), será palco da Total Cleft Care – II Edição, com foco em palatoplastia e disfunção velofaríngea (VPI). Esse evento, patrocinado pela Smile Train, a maior organização do mundo focada em fissuras labiopalatinas, reunirá especialistas internacionais e nacionais para discutir as melhores práticas no tratamento de fissuras labiopalatinas e VPI, com ênfase em técnicas avançadas e inovações na área.

O evento será uma oportunidade para cirurgiões, fonoaudiólogos, ortodontistas e pós-graduandos se atualizarem sobre as mais avançadas abordagens de reparação do palato e VPI. Entre os profissionais que compartilharão seus conhecimentos, estão: o Dr. Nivaldo Alonso, coordenador de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP/Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), da capital; e o Dr. Cristiano Tonello, cirurgião do HRAC-USP/HC Bauru e professor da Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo (FMBRU-USP) – que coordenam esta segunda edição do congresso –; além de palestrantes internacionais de destaque, como os Drs. Corstiaan Breugem, Robert Mann, Larry Hollier e Catherine Crowley.

A programação também incluirá demonstrações ao vivo e atividades práticas das técnicas de Furlow com o uso de óculos de realidade virtual, no workshop Smile Train, em parceria com a BioDigital, além de sessões hands-on, nas quais os participantes terão a oportunidade de realizar dissecções de palato em cadáveres.

 “A USP e seus Hospitais Universitários associados, como centros de liderança, têm a missão de formar e capacitar médicos, outros profissionais de saúde, especialistas e pesquisadores, mas é por meio das atividades de extensão centradas na atenção à saúde em todas as suas dimensões e da integração dessas atividades com a pesquisa e inovação que essas Instituições exercem um importante papel crítico para aperfeiçoar as práticas clínicas e acadêmicas. Com expoentes do estudo, do diagnóstico, do tratamento e da reabilitação das anomalias craniofaciais, este Congresso vem contribuir para elevar a qualidade do cuidado e o conhecimento na área”, destaca o professor José Sebastião dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP), apoiadora do evento.

Já o Dr. Cristiano Tonello, docente na FMBRU-USP, destaca que “se na primeira edição do Total Cleft Care, em 2023, a proposta foi abordar e revisar todos os procedimentos fundamentais realizados na reconstrução do lábio e do palato, do nascimento até a idade adulta, este ano o foco será nas melhores práticas para a reparação do palato e a disfunção velofaríngea (VPI), com o diferencial das atividades práticas e o uso de realidade virtual”.

Se você é um profissional de saúde e deseja participar deste treinamento ou começar a atuar no cuidado de fissuras labiopalatinas, preencha o formulário em www.smiletrainla.org/sonrisas.

Apoio

“Esse evento representa uma grande oportunidade para o aprimoramento das práticas clínicas e o avanço no tratamento de fissuras labiopalatinas. A Smile Train, como apoiadora, reafirma seu compromisso com a capacitação de profissionais e o acesso a tratamentos de alta qualidade para crianças e adultos afetados por essas condições no Brasil e no mundo”, afirma Mariane Goes, diretora de Treinamento e Educação da Smile Train para a América Latina e Caribe.

A Smile Train apoia o evento, reforçando seu compromisso com a promoção de tratamentos de alta qualidade para crianças e adultos afetados por essas condições ao redor do mundo. Comemorando 26 anos de atuação e mais de 65 mil cirurgias no Brasil, a Smile Train tem sido pioneira na introdução de tecnologias para capacitar profissionais de saúde locais em mais de 70 países, oferecendo não apenas cirurgias de fissuras, mas também um atendimento multidisciplinar completo. Desde 1999, a organização já realizou mais de 2 milhões de cirurgias em todo o mundo, mudando a vida de milhares de crianças.

Inscrições abertas

Para mais informações sobre o Total Cleft Care – II Edição, incluindo a programação completa e detalhes sobre a inscrição, limitadas a 150 participantes, acesse o site oficial, clicando aqui. O valor da inscrição varia de R$ 100,00 a R$ 400,00, conforme a categoria. Participe!

Sobre Smile Train

A Smile Train capacita profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para fornecer cirurgia gratuita de fissura labiopalatina e atendimento multidisciplinar para crianças em todo o mundo. A organização promove uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a sua capacidade de comer, respirar, falar e, em última análise, prosperar. Para mais informações sobre a Smile Train, acesse www.smiletrainbrasil.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *