Iniciativa amplia inclusão no TJSP.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Seção de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), promoveu o primeiro encontro da terceira edição do projeto Manhãs com Libras, que realiza treinamentos semanais em Língua Brasileira de Sinas com servidores do TJSP. Foram 372 inscritos, que serão divididos em dez turmas. Os encontros são ministrados pela servidora Ariana Conceição Ribeiro de Lara Oliveira dos Santos e acontecem durante todo o ano.
Com a capacitação, os participantes poderão se comunicar e executar tarefas básicas junto a pessoas com deficiência auditiva no ambiente do Judiciário, garantindo direitos e acesso à Justiça, em conformidade com as diretrizes de acessibilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Neste primeiro encontro, Ariana Ribeiro dos Santos tirou dúvidas dos participantes, explicou o objetivo das Libras, ressaltando as variações terminológicas, e deu dicas de boas condutas ao interagir com pessoas surdas.
No próximo encontro, os servidores aprenderão o alfabeto e a datilologia, que é uma forma de “soletrar” os sinais de palavras. “Nós não somos sozinhos no mundo e é muito importante a participação de todos. Aqui temos servidores de diversas cidades e, se tivermos uma pessoa que saiba Libras em cada comarca, já será um grande avanço”, destacou.
Dúvidas sobre o treinamento devem ser direcionadas ao e-mail daps.palestra@tjsp.jus.br.
Fonte: Comunicação Social TJSP