• qui. abr 3rd, 2025

Duarte Junior presidirá Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Deputados

Duarte Junior presidirá Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Deputados

Parlamentar do PSB foi escolhido para presidir Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Na tarde desta quarta-feira, 19, foram escolhidos os membros das Comissões Permanentes na Câmara dos Deputados.

O deputado Federal Duarte Jr. (PSB-MA) foi eleito presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Ele teve 11 votos, unanimidade entre os integrantes presentes, e vai substituir no cargo o deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG).

Ao assumir o cargo, Duarte Jr. elencou, entre os principais objetivos da sua gestão, a elaboração do Código Brasileiro de Inclusão, que pretende reunir em um único texto as diversas leis em vigor voltadas para este público, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/15).

Duarte Jr. também apontou entre suas prioridades a criação da Casa da Mãe Atípica, onde as mães de pessoas com deficiência ou transtornos permanentes poderão ter acesso a serviços de saúde e políticas públicas, a exemplo do que já acontece hoje com as Casas da Mulher Brasileira, de proteção às mulheres vítimas de violência.

O novo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência também anunciou que pretende defender a derrubada do veto presidencial ao projeto (PL 5332/23) que dispensava a perícia médica periódica para pessoas com deficiência permanente.

“Vamos ouvir as pessoas com deficiência, a sociedade e dialogar com o governo federal para mostrar que cuidar das pessoas com deficiência não é esmola, é direito”, disse.

A comissão foi criada em 2015 por iniciativa de três ex-deputados com deficiência: Mara Gabrilli, Rosinha da Adefal e Walter Tostes. Entre as atribuições da comissão estão receber e investigar denúncias de violação de direitos desse público e analisar projetos relativos à garantias das pessoas com deficiência.

“Com muita alegria e emoção, assumo a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados! Mais do que um cargo, essa é uma missão que encaro com amor, respeito e total dedicação. Meu compromisso é garantir que nenhuma pessoa com deficiência seja invisível para o poder público. Vamos trabalhar com diálogo e prioridade para aprovar o Código Brasileiro de Inclusão, tornando as leis mais acessíveis e garantindo que todos possam compreender e exigir seus direitos de forma clara e organizada. Inclusão não é favor, é direito! Seguimos juntos nessa luta”, afirmou o parlamentar que é pai do Luca, que tem Trissomia do Cromossomo 21, também conhecida como Síndrome de Down.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *