• ter. abr 1st, 2025

Inscrições abertas para o programa Aceleradora Inclusiva 2025 que capacita pessoas com deficiência na área de tecnologia

Inscrições abertas para o programa Aceleradora Inclusiva 2025 que capacita pessoas com deficiência na área de tecnologia

Pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida de todo o Brasil podem se inscrever até 1º de abril

Thoughtworks, consultoria global de tecnologia dedicada a integrar estratégia, design e engenharia para impulsionar a inovação digital, anunciou que estão abertas as inscrições para a Aceleradora Inclusiva, um programa desenvolvido para apoiar a contratação e inclusão de pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida na indústria de tecnologia. A iniciativa, fruto de uma parceria de longa data com a PUCRS, representada pelo Farol Social Hub, a vertical de impacto do Parque Científico e Tecnológico da universidade – o Tecnopuc, e a Globo, reforça o compromisso da Thoughtworks em promover diversidade, equidade e inclusão, oferecendo oportunidades para que pessoas de comunidades marginalizadas se desenvolvam no setor de tecnologia.

O programa, agora em seu 15º ano, foca no treinamento em desenvolvimento de software full-stack e visa eliminar as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Para a edição deste ano, está sendo introduzida uma parceria com a Colibri, uma empresa de tecnologia que fornece mouses de cabeça para participantes com tetraplegia, permitindo que pessoas com deficiências visuais interajam de forma fluida com o conteúdo e as instruções das aulas online, e a FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul.

Um programa abrangente projetado para inclusão

Com duração de 32 semanas, o programa será realizado em formato online, com aulas ministradas por instrutores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Este ano, o programa oferecerá:

  • Treinamento técnico: Fundamentos de programação em HTML, CSS, JavaScript e React.
  • Treinamento especializado em soft skills: Sessões para fortalecer a comunicação interpessoal em grupos diversos, desenvolver habilidades de liderança inclusiva e treinamento para desenvolvimento de carreira.
  • Treinamento em inglês: Capacitação prática em comunicação para ambientes profissionais, abordando desde a apresentação do trabalho até a participação em entrevistas de emprego na área de tecnologia.
  • Mentoria individual e suporte social: Além das aulas online, cada estudante será acompanhado por uma pessoa mentora que dedicará pelo menos uma hora semanal para orientações. As mentoras auxiliam no desenvolvimento de carreira, na busca por emprego e na entrada no mercado de trabalho.
  • Assistência financeira: Bolsas mensais para eliminar barreiras econômicas à participação neste programa intensivo, que inclui cerca de 220 horas totais de aulas.

“Não se trata apenas de ensinar habilidades de programação; trata-se de criar um ambiente seguro e empoderador para que nossas participantes prosperem”, afirma Grazi Mendes, Diretora Regional de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) na Thoughtworks. “Aqui, sabemos que perspectivas diversas alimentam a criatividade, a inovação e a resiliência. Programas como a Aceleradora Inclusiva abrem caminho para que grupos marginalizados influenciem e moldem o futuro da tecnologia”, conclui.

Processo de inscrição

O programa está aberto a candidatas de todo o Brasil. Para se qualificar, as pessoas interessadas devem ter 18 anos ou mais, ter concluído o ensino médio (ou equivalente) até 31 de dezembro de 2024 e atender às definições legais de deficiência física conforme a lei de cotas do país (Lei nº 12.711/2012). Os pré-requisitos essenciais incluem acesso a um computador, conexão com a internet e disponibilidade para participar de aulas virtuais ao vivo e realizar as atividades propostas.

As pessoas interessadas devem acessar o site do Programa Aceleradora Inclusiva para concluir sua inscrição até 1º de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *