• ter. abr 1st, 2025

Curso Trabalho & Vida realiza a formatura de mais uma turma de pessoas com deficiência

Curso Trabalho & Vida realiza a formatura de mais uma turma de pessoas com deficiência

Formatura do curso Trabalho & Vida será no dia 22 de março, às 14h, na Fecomércio. A iniciativa é uma capacitação para habilidades variadas criada pelo Pertence.

Autonomia e trabalho são um direito de todos, inclusive de pessoas com deficiência intelectual. Com o propósito de inclusão, o Pertence, de Porto Alegre, criou, em 2018, o Curso Trabalho & Vida. A iniciativa já preparou mais de 40 pessoas. E, no dia 22 de março, às 14h, ocorrerá a formatura de mais uma turma. A cerimônia aberta a convidados e imprensa será realizada na Fecomércio-RS, localizada na Rua Fecomércio, 101, no Bairro Anchieta, em Porto Alegre.

“A formatura celebra o encerramento do curso de dois anos e é um marco na vida de nossos participantes, pois estarão mais próximos de um dos passos mais importantes da vida, que é ingressar no mercado de trabalho”, orgulha-se Victor Freiberg, presidente e cofundador do Pertence.

O curso foi desenvolvido com tecnologia própria de ensino do Pertence e tem a garantia do Senac. Durante os dois anos, os alunos passam por avalições, com o objetivo de medir o grau de aprendizado. Há monitores para ajudar no processo de aprendizagem em sala de aula. E os participantes têm ainda transporte de ida e volta. A formação tem certificação reconhecida nacionalmente. “Com as atividades, cada participante descobre seu caminho e se prepara para ingressar em empresas parceiras”, complementa Freiberg.

Entre os formandos da turma 2025, Rodrigo Duarte Zabaleta, de 39 anos, será um dos oradores. “Estou muito feliz por ser orador. O meu discurso já está pronto e quem ensaiou comigo me disse que está bonito. Essa formatura é importante para mim, pois eu consegui entender o que me ensinaram de um jeito mais fácil do que eu já havia tentado antes, quando era difícil”, conta ele. Há alguns anos, Rodrigo trabalhou de recepcionista na rede de cinemas GNC, de Porto Alegre. “Foram mais de 5 anos lá. Eu saí para melhorar e aprender mais. Não fui demitido. Pelo cinema, eu ainda estava lá, mas eu queria aprender mais”, detalha. E, de fato, foi o que aconteceu. Segundo o próprio Rodrigo, aulas de recreação, nas quais ele aprendeu a preparar atividades para diferentes idades foram muito estimulantes. “Gostei muito, também, de culinária e de lavar cabelos nas aulas de cabeleireiro”, alegra-se ao relembrar os aprendizados.

Ao ser perguntado sobre o que diria para alguém que está em dúvida sobre o curso, Rodrigo é bastante enfático: “É muito bom. Poder trabalhar não é só pelo dinheiro. Ficar em casa sem fazer nada é muito ruim. No trabalho a gente faz amizades e conhece pessoas e, assim, vive a vida que a gente tem!”.

A idealizadora e fundadora do Pertence, que hoje é uma referência nacional em metodologia de desenvolvimento em autonomia, independência e socialização para pessoas com deficiência, Sara Zinger, pondera que, em todos os tempos, o trabalho sempre desempenhou um papel importante para todas as pessoas. “Além de fornecer um meio de subsistência, contribui para a autoestima, a autoconfiança e, também, para a interação com a sociedade”, ensina ela, destacando que “fazer o que gosta, trabalhar em algo que ama, causa um sentimento de orgulho e de satisfação pessoal. Pensando em todos esses quesitos, foi criado o Curso Trabalho & Vida, que ajuda a manter o equilíbrio entre o lado pessoal e o profissional, levando, assim o participante a ter uma vida saudável e feliz”, conclui Sara.

O Pertence

Desde que foi fundado, há 13 anos, o Pertence vem se consolidando como uma referência nacional no atendimento de pessoas com deficiência e suas famílias. Nascido com a inédita ideia de clube com atividades de convivência e sociabilidade, naturalmente, cresceu e precisou agregar conhecimento na gestão de seus próprios objetivos, inclusive desenvolvendo uma metodologia inovadora e acessível, que combina ciência e emoção para promover autonomia e independência de pessoas com deficiência em todas as esferas da vida: social, cultural, educacional, profissional e habitacional. Entre as atividades do Pertence estão passeios, oficinas, atividades especializadas, curso profissionalizante “Trabalho & Vida”, Pertence Virtual, capacitações, formações artísticas, espetáculos teatrais, grupo “Dialogando com as Famílias e o Clube de Viagens”, dentre outros.

Hoje, são 98 profissionais de diferentes áreas de formação e atuação, envolvidos na operação de forma sistemática ou pontual, além de mais de 100 voluntários para diversas atividades que apontam, por exemplo, para números anuais de 120 oficinas de teatro, 96 oficinas de música e 120 oficinas de dança, isso sem contar as demais modalidades de serviços e oficinas. Em sua trajetória, mais de mil pessoas com deficiência e seus familiares foram impactados pela Metodologia Pertence, que guia os projetos presenciais e virtuais do Pertence em todo Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *