Espetáculo de dança Amana, criado por Ana Clara Poltronieri em homenagem à sua irmã Magó, terá tradução simultânea em Libras
O espetáculo de dança Amana terá apresentação única no dia 22 de março, sábado, 19h, no Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473, Centro – São Paulo), com entrada gratuita e tradução simultânea em Libras. A direção é de Tânia Farias, que divide dramaturgia com Ana Clara Poltronieri. Ana Clara também é intérprete da obra, que tem coreografia assinada por ela e por Maria Glória Poltronieri Borges, a Magó, bailarina e capoeirista que foi vítima de feminicídio em 2020, após sair para acampar em uma chácara, no Paraná.
Ana Clara Poltronieri venceu, em 2024, o Prêmio Denilto Gomes da Cooperativa Paulista de Dança por sua interpretação no espetáculo. Antes, recebeu o Prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil – Seção Paraná, na categoria Cultura Arquitetônica, pelo cenário com mais de 70 potes de vidro com água. O espetáculo é um manifesto contra a barbárie do machismo e da misoginia, trazendo a água como elemento central dessa narrativa.
Sinopse
Amana significa, em tupi, “água que cai do céu”. Neste espetáculo, a água, esse elemento feminino, conduz o caminho do rito para evocar a história de duas irmãs separadas por uma tragédia. Uma cena em que o momento presente e a memória se misturam para contar as lembranças amorosas, a luta e o luto. Em Amana, a narrativa foi construída com movimento, palavra e depoimento, revelando um corpo pulsante e memorioso. De forma poética e sensível, as criadoras Ana Clara Poltronieri e Tânia Farias fizeram do espetáculo um gesto de basta ao feminicídio e à violência que todas as mulheres vivem cotidianamente.
Ficha Técnica
Direção: Tânia Farias
Coreografia: Ana Clara Poltronieri Borgese e Maria Glória Poltronieri Borges
Intérprete: Ana Clara Poltronieri
Dramaturgia: Ana Clara Poltronieri e Tânia Farias
Iluminador: Leandro Gass
Trilha Sonora Original: Adilson Filho e Daniel Lupo
Sonoplastia e Projeção: Vanderlei Junior
Concepção cenográfica: Tânia Farias
Projetista das peças em acrílico: Fernanda di Benedetto
Execução cenográfica: Infinity CNC e JRC de Souza
Concepção Figurino: Tânia Farias
Execução Figurino: Tecido de Lua
Produção: Cia Duo Due
Um agradecimento a Daísa Poltronieri, Mariza Poltronieri e Maurício Borges (in memoriam)
Serviço
Amana
Data: Dia 22 de março, sábado, 19h
Entrada gratuita. Ingressos distribuídos a partir das 18h
Local: Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473. Centro – São Paulo)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 297 lugares (Sala Olido)
Duração: 40 minutos