Usuários podem compartilhar qualidade das experiências sobre deficiência visual, auditiva, física, intelectual, mobilidade reduzida, além de recursos voltados para autistas, gestantes e idosos
Como resultado de muitos anos de luta e à força de leis e punições, atualmente é comum os estabelecimentos ostentarem em suas peças de propaganda a informação de que estão totalmente preparados para receber pessoas com todos os tipos de necessidades. Mas há quem diga que pior do que a falta de acessibilidade é uma acessibilidade falsa, sendo que não há ninguém melhor para definir entre um estágio e outro do que as próprias pessoas que precisam deste tipo de adaptação. Para viabilizar e tornar públicas as avaliações relacionadas à qualidade da acessibilidade oferecida, a Biomob, startup especializada em consultoria e soluções de acessibilidade, acaba de incorporar ao seu aplicativo, o Biomob, uma funcionalidade que permite aos usuários compartilhar suas impressões sobre o nível de acessibilidade dos locais que frequentam, considerando diferentes necessidades, como deficiência visual, auditiva, física, intelectual, mobilidade reduzida, além de recursos voltados para autistas, gestantes e idosos.
O CEO da Biomob, Valmir de Souza, explica que o app destaca duas avaliações especiais na tela de cada local. Uma delas é a Avaliação do Embaixador, que apresenta a primeira opinião de acessibilidade registrada para aquele estabelecimento. Já o segundo módulo é a Avaliação Mais Recente, na qual a informação disponível é a última apreciação feita sobre o local, o que garante ao possível frequentador obter as informações mais atuais sobre as condições do local. “O aplicativo é 100% colaborativo, permitindo que os usuários avaliem locais, adicionem informações e compartilhem experiências, promovendo um banco de dados sempre atualizado e alinhado às necessidades reais da comunidade. Ele foi desenvolvido com o objetivo de atender a toda a sociedade, com um foco especial na inclusão de pessoas com deficiência, grupos historicamente minorizados e qualquer pessoa interessada em contribuir para um mundo mais acessível”, diz.
De acordo com Souza, o app Biomob se conecta à base de dados do Google Maps para identificar locais próximos ao usuário. A solução primeiro solicita e utiliza a localização do usuário, então consulta a base de dados do Google Maps e enriquece estas informações fazendo o cruzamento com o banco de dados próprio da Biomob, que armazena avaliações detalhadas sobre acessibilidade. Desta forma, para cada estabelecimento o usuário pode visualizar desde informações básicas como nome, endereço, fotos e contatos quando disponível, até a distância existente até o local, entre outras.
“O aplicativo conta ainda com um sistema de navegação que ao se conectar com dispositivos iBeacons, oferece informações sobre o que há ao redor do local onde o usuário se encontra, assim como no transporte público, em exposições, e em diversos outros lugares. Essa funcionalidade tem como objetivo, orientar usuários cegos ou de baixa visão a se localizarem dentro de ambientes fechados de forma autônoma”, comentou.
Outras funcionalidades do app Biomob que está disponível para download em Android e iOS são:
- Vagas de Emprego Inclusivas: Plataforma com oportunidades abertas para toda a sociedade, com prioridade para pessoas com deficiência, egressos do sistema prisional, mães solo, refugiados, pessoas pretas, pessoas LGBTQIAPN+ e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
- Eventos Acessíveis: Divulgação de eventos com estrutura acessível para diversos públicos.
- Vagas de Estacionamento Prioritárias: Localização de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, gestantes e idosos.
- Espaços Multissensoriais: Localização de espaços adaptados para crianças neurodiversas. Estes ambientes funcionam como refúgios em meio a barulho, pessoas gritando, correria e muito mais.
- Pontos de Recarga para Cadeiras de Rodas Motorizadas: Mapeamento de locais com infraestrutura para carregamento de baterias de cadeiras motorizadas.
- Vagas de Ator: O aplicativo possui uma parceria com o Ooppah!, uma plataforma completa que facilita a interação entre Artistas, Produtores de Elenco, Pesquisadores e Agentes, ampliando as oportunidades de trabalho. No menu, há um atalho para o download do Ooppah!, tornando o acesso ainda mais prático.