• ter. abr 1st, 2025

Fundação Dorina Nowill para Cegos se prepara para celebrar 80 anos promovendo inclusão e acessibilidade

Fundação Dorina Nowill para Cegos se prepara para celebrar 80 anos promovendo inclusão e acessibilidade

Com recorde no número atendimentos e lançamento do Dorinacast, a Fundação completa 79 anos este mês e se prepara para uma grande reforma e para celebrar suas oito décadas de existência em 2026

Fundação Dorina Nowill para Cegos celebra, agora em março, 79 anos de história, batendo recordes de atendimentos e consolidando seu papel como referência em inclusão e acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão. Com um total de 50.612 atendimentos realizados em 2024, a instituição se aproxima de seu marco histórico: em 2026, completará 80 anos de dedicação à inclusão social. Em homenagem à data, a Instituição está envolvida em uma grande reforma em suas instalações, ampliando diversas áreas e aumentando sua capacidade de atendimento. 

A reforma incluiu a revitalização do Centro de Memórias (onde a Instituição guarda máquinas de braille, regletes, documentos históricos, etc.) e a criação de uma biblioteca acessível ao público, com materiais impressos, falados e digitais.

“No último ano, vimos um crescimento significativo da demanda por nossos serviços. Nosso objetivo é continuar sendo um agente transformador, promovendo igualdade de oportunidades e criando um ambiente mais inclusivo para todos”, comenta Eduardo de Oliveira, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A Fundação Dorina realizou 35.137 atendimentos individuais no setor de habilitação e reabilitação, beneficiando diretamente 1.791 pessoas cegas e com baixa visão, além de oferecer suporte a 1.552 familiares, com 15.475 atendimentos realizados. Esses números refletem a eficiência no aprimoramento de seus processos e na expansão da capacidade de atendimento.

Também houve um avanço significativo em sua produção de materiais acessíveis. Em 2024, foram impressas mais de 7 milhões de páginas braille na gráfica da Fundação; sendo editoradas mais de 266 mil páginas; e produzidas pelo estúdio cerca de 36 mil páginas em áudio.  

Dorinacast

A Fundação Dorina tem ainda o prazer de anunciar o lançamento do Dorinacast, seu videocast exclusivo. A primeira temporada, intitulada “Caminhos para Empregabilidade”, é dedicada aos desafios e benefícios da inclusão de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho. Serão 7 episódios ao todo: um lançado no dia 11 de março, em comemoração ao aniversário da Fundação, e dois por mês em abril, maio e junho.

A temporada será apresentada por Fábia Mistreta, responsável pela área de Empregabilidade da Fundação. Fábia, que tem baixa visão e já foi cliente da Fundação, compartilha sua vivência pessoal e experiência profissional, liderando discussões com convidados especiais e parceiros da instituição sobre a inclusão no mercado de trabalho.

Os episódios estarão disponíveis no Spotify e no YouTube, permitindo que um público ainda maior acompanhe o conteúdo e se engaje nas importantes questões sobre a inclusão profissional.

Acesse em:

Spotifyhttp://fdnc.org/DorinacastEp1 

Youtubehttp://fdnc.org/DorinacastYTEp1 

Legado e Compromisso com a Inclusão

Desde seu início, a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem se destacado pela inovação e pelo compromisso com a transformação das vidas de milhares de pessoas. As principais frentes de atuação incluem habilitação e reabilitação, produção de materiais acessíveis, programas de empregabilidade, cursos de capacitação, e colaboração com famílias, escolas e empresas para promover a inclusão em todos os aspectos.

Com o apoio contínuo de parceiros, doadores, conselheiros, colaboradores e voluntários, a Fundação segue firme em sua missão de construir um mundo mais acessível para todos.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 7 décadas se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Mais detalhes aqui no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *