• ter. abr 1st, 2025

Brasília vai sediar 1º Fórum Internacional de Displasias Ósseas em abril 

Brasília vai sediar 1º Fórum Internacional de Displasias Ósseas em abril 

Evento realizado pelo Instituto Nacional de Nanismo vai falar de saúde e políticas públicas  

O Instituto Nacional de Nanismo (INN) vai realizar, em Brasília, o 1º Fórum Internacional de Displasias Ósseas nos dias 7 e 8 de abril. O evento, que está dividido em dois pilares: saúde e políticas públicas, tem como público profissionais da área da saúde, gestores públicos, legisladores e demais profissionais que atuam com a comunidade de pessoas com deficiência e doenças raras. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link: https://doity.com.br/forum-internacional-de-displasias-osseas  No total são apenas 120 vagas disponíveis. O Fórum será realizado no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados.  

Presidente do INN, Juliana Yamin explica que já foram identificadas, no mundo, mais de 770 tipos de Displasias Ósseas e de cartilagem que causam baixa estatura. Apesar disso, o tema ainda é pouquíssimo abordado no Brasil. “A realização do Fórum Internacional tem como objetivo trazer visibilidade para condições raras que envolvem não só a saúde dos pacientes e tratamentos inovadores, mas também sua inclusão na sociedade. São estereótipos a serem desconstruídos e precisamos também de uma construção de políticas públicas que atendam essa comunidade”, acrescenta.  

Juliana diz que a ideia é que esse evento seja o primeiro e que as inovações e novas pautas venham para a discussão em outras edições. Tudo isso para garantir que a comunidade de pessoas com nanismo tenha mais visibilidade e assuma seu lugar de protagonismo na sociedade.  

Programação

A programação do evento vai contar com grandes especialistas da área. Entre eles, o  O professor e geneticista clínico Ravi Savarirayan, líder do Grupo de Terapias Moleculares no Murdoch Children’s Research Institute. Ravi foi o principal pesquisador do Voxzogo, único medicamento disponível para acondroplasia, o tipo mais comum de nanismo. Liberado pela Anvisa em novembro de 2021, o Voxzogo estimula o crescimento, além de reduzir as chances de síndrome de morte súbita infantil, apneia do sono e necessidade de cirurgia. 

Outro palestrante de renome que também está confirmado para o Fórum é Wagner Baratela, que além de ser o principal geneticista especialista em nanismo no país também é uma pessoa com displasia óssea. Ele é médico geneticista pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP); Doutor pelo Departamento de Pediatria da USP; Fellow em Displasias Esqueléticas pelo A. I. DuPont Hospital for Children – Wilmington – EUA; Head médico de Genômica do Laboratório Fleury; médico geneticista do Hospital Sírio-Libanês e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Membro do SDMC – Skeletal Dysphasias Management Consortium. 

Troca entre associações  

Presidente da Associação Nacional de Displasias Ósseas (Ando Portugal), Inês Alves, contribuiu na construção das pautas da programação do Fórum e virá ao Brasil especialmente para compartilhar a experiência portuguesa. “Conhecer mais profundamente o trabalho que vem sendo feito por outras associações, é fundamental para que a atuação do INN ganhe novas perspectivas”, afirma Júnior Nascimento, conselheiro do Instituto. A parceria ANDO – INN começa agora e deve ser ampliada. Em junho, será a vez da presidente do Instituto brasileiro ir a Portugal para o 3º Congresso da Ando Portugal.  

Confira a programação completa do evento:  

7 de abril  

9h – Abertura e palavra de parlamentares 

9h40 – Pesquisas e Inovação – Linha do Tempo – Dr. Ravi Savarirayan 

10h20 – Displasias Ósseas – Definições e diretrizes de acompanhamento de pacientes – Dr. Wagner Baratela  

11h – Tema 1 – Realidade, foco e colaboração com profissionais de saúde – Moderadora: Inês Alves – Dr. Wagner Baratela, Dr. Luiz Cláudio 

12h às 14h – Intervalo  

14h – Tema 2 – Voxzogo: o tratamento no dia a dia – Moderadora: Dra. Patrícia Viegas – Maria Thereza Coelho  

15h – Tema 3 – Lidando com o diagnóstico – Moderadora: Juliana Yamin – Mirella Nery, Izabela Ganzer 

16h às 16h20 – Coffee Break  

16h20 –  Tema 4 – Inclusão escolar: da acessibilidade ao bullying – Moderadora: Juliana Yamin – Dra. Paola Carloni, Gisele Rocha 

17h20 – Tema 5 – Ter uma condição rara – desafios e conquistas – Moderador: Júnior Nascimento – Paula Lima, Katya Hemelrijk, Gabriel Yamin 

18h20 – Encerramento  



8 de abril  

9h – Abertura e palavra de parlamentares 

9h30 – Mesa redonda – O que pode mudar; acesso a medicamentos órfãos no Brasil – Anvisa + Conitec + FEBRARARAS 

10h10-10h30 – Coffee Break 

10h30 – Panorama Mundial de Displasias Ósseas – Pesquisas e Trabalho de Associações – Dr. Ravi Savarirayan, Dr. Wagner Baratela, Inês Alves (ANDO – Portugal) 

11h20 – O que queremos? – Antoine Daher, Juliana Yamin 

12h – Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *