• seg. mar 31st, 2025

JCDecaux desenvolve OOH com tecnologia inclusiva para promover acessibilidade para pessoas com deficiência visual

JCDecaux desenvolve OOH com tecnologia inclusiva para promover acessibilidade para pessoas com deficiência visual

A iniciativa “OOH Para Todos”, criada pela Euphoria Creative, tem o apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos e traz audiodescrição para anúncios no Metrô de São Paulo

O Brasil tem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, que ainda encontram dificuldades para acessar informações em espaços públicos. Pensando nisso, a JCDecaux, líder global em Out of Home (OOH), com a colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão e acessibilidade na área, apresenta o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios e reconhecimento de pessoas com deficiência visual usuárias de bengala. 

A iniciativa “OOH Para Todos”, criada pela Euphoria Creative em parceria com a Bizsys e a JCDecaux, transforma a comunicação urbana ao permitir que anúncios de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s, Ticket e o próprio Metrô de São Paulo sejam ouvidos por pessoas com deficiência visual. Junto com a Fundação Dorina, o protótipo foi pensado para quebrar barreiras na comunicação e no acesso à informação, com ativação na Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.

“Pessoas com deficiência visual querem se sentir parte da cidade, acessar informações e saber que as marcas realmente se importam e dialogam com elas. Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão e tornar a comunicação urbana mais acessível e democrática”, destaca Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina. 

Para viabilizar o projeto, a Bizsys, produtora tecnológica e cenográfica, desenvolveu uma tecnologia de IA capaz de reconhecer a bengala utilizada por pessoas com deficiência visual que passam próximas ao mobiliário urbano, acionando automaticamente a audiodescrição dos anúncios. O equipamento estará ativo até o fim deste mês, com expectativa de atingir mais de 180 mil pessoas diariamente.

“A gente acredita que as informações da cidade devem impactar a todos, sem exceção. Por isso, desenvolvemos essa nova ferramenta que permite que as pessoas com deficiência visual possam ouvir as promoções, ofertas, lançamentos e tudo de mais interessante que a propaganda tem para oferecer. Afinal, elas também são consumidores das marcas anunciantes.”, comenta Marcelo Rizério, CCO da Euphoria Creative.

“Estamos sempre em busca de soluções que promovam o desenvolvimento social, prestem serviços para a população e tornem as cidades mais acolhedoras para todos. Criar ambientes inclusivos é fundamental para valorizar e integrar as pessoas na sociedade”, completa Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux no Brasil.

“Nosso maior desafio foi contribuir para criar uma tecnologia que fosse ao mesmo tempo precisa e invisível para o usuário, sem exigir que as pessoas com deficiência tivessem que interagir com dispositivos ou aplicativos extras. A inteligência artificial que desenvolvemos é sensível o suficiente para identificar a bengala em meio ao movimento urbano e acionar o áudio de forma automática e instantânea. Ver essa tecnologia funcionando na prática, com pessoas reais se beneficiando dela, nos dá a certeza de que estamos contribuindo para tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas”, comenta Rodrigo Cassino, CEO da Bizsys. 

Descrição de imagem: Foto na estação de metrô Santa Cruz. Um homem de pele negra, cabelos curtos e escuros, vestindo blusa azul de mangas compridas, calça preta, segurando bengala está de pé, em frente ao totem digital preto da JCDecaux, que está exibindo em sua tela a propaganda do Burger King, com a foto de dois hambúrgueres e o texto: 2 a partir de 25,90. Fim da descrição.

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