A iniciativa “OOH Para Todos”, criada pela Euphoria Creative, tem o apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos e traz audiodescrição para anúncios no Metrô de São Paulo
O Brasil tem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, que ainda encontram dificuldades para acessar informações em espaços públicos. Pensando nisso, a JCDecaux, líder global em Out of Home (OOH), com a colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão e acessibilidade na área, apresenta o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios e reconhecimento de pessoas com deficiência visual usuárias de bengala.
A iniciativa “OOH Para Todos”, criada pela Euphoria Creative em parceria com a Bizsys e a JCDecaux, transforma a comunicação urbana ao permitir que anúncios de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s, Ticket e o próprio Metrô de São Paulo sejam ouvidos por pessoas com deficiência visual. Junto com a Fundação Dorina, o protótipo foi pensado para quebrar barreiras na comunicação e no acesso à informação, com ativação na Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.
“Pessoas com deficiência visual querem se sentir parte da cidade, acessar informações e saber que as marcas realmente se importam e dialogam com elas. Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão e tornar a comunicação urbana mais acessível e democrática”, destaca Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina.
Para viabilizar o projeto, a Bizsys, produtora tecnológica e cenográfica, desenvolveu uma tecnologia de IA capaz de reconhecer a bengala utilizada por pessoas com deficiência visual que passam próximas ao mobiliário urbano, acionando automaticamente a audiodescrição dos anúncios. O equipamento estará ativo até o fim deste mês, com expectativa de atingir mais de 180 mil pessoas diariamente.
“A gente acredita que as informações da cidade devem impactar a todos, sem exceção. Por isso, desenvolvemos essa nova ferramenta que permite que as pessoas com deficiência visual possam ouvir as promoções, ofertas, lançamentos e tudo de mais interessante que a propaganda tem para oferecer. Afinal, elas também são consumidores das marcas anunciantes.”, comenta Marcelo Rizério, CCO da Euphoria Creative.
“Estamos sempre em busca de soluções que promovam o desenvolvimento social, prestem serviços para a população e tornem as cidades mais acolhedoras para todos. Criar ambientes inclusivos é fundamental para valorizar e integrar as pessoas na sociedade”, completa Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux no Brasil.
“Nosso maior desafio foi contribuir para criar uma tecnologia que fosse ao mesmo tempo precisa e invisível para o usuário, sem exigir que as pessoas com deficiência tivessem que interagir com dispositivos ou aplicativos extras. A inteligência artificial que desenvolvemos é sensível o suficiente para identificar a bengala em meio ao movimento urbano e acionar o áudio de forma automática e instantânea. Ver essa tecnologia funcionando na prática, com pessoas reais se beneficiando dela, nos dá a certeza de que estamos contribuindo para tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas”, comenta Rodrigo Cassino, CEO da Bizsys.
Descrição de imagem: Foto na estação de metrô Santa Cruz. Um homem de pele negra, cabelos curtos e escuros, vestindo blusa azul de mangas compridas, calça preta, segurando bengala está de pé, em frente ao totem digital preto da JCDecaux, que está exibindo em sua tela a propaganda do Burger King, com a foto de dois hambúrgueres e o texto: 2 a partir de 25,90. Fim da descrição.