O see color utiliza o alto-relevo para pessoas com deficiência lerem as cores em utensílios domésticos, brinquedos, objetos de decoração, medicamentos, dentre outros
O IV World Plastic Connection Summit® traz mais uma novidade no lançamento do Color Trend 2026®, guia de tendências de cores produzido pelo Think Plastic Brazil para nortear decisões de profissionais da indústria de plásticos transformados no Brasil, o see color, método de linguagem tátil que identifica cores no plástico. O lançamento acontecerá de 8 a 10 de abril, sendo o dia 8 aberto ao público, no Novotel Center Norte, em São Paulo. A ação é organizada pelo Think Plastic Brazil, criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) e em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento).
“A adoção do see color na edição de 2026 do Color Trend® está alinhada com uma das premissas do Think Plastic Brazil que é levar inovação, design e sustentabilidade para o setor brasileiro de transformados plásticos através de ações criativas que nos conectem aos principais players do mercado global”, comenta Carlos Moreira, diretor-executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.
Um dos projetos do ecossistema do World Plastic Connection Summit®, o Color Trend®, é um guia internacional de tendências de cores com foco e pesquisa a partir de uma visão brasileira, dedicado à indústria de plásticos transformados, oferecendo uma cartela completa que orienta o setor no ano seguinte à sua publicação, publicado em português, inglês e espanhol. A edição de 2026 é assinada por Marcelo Rosenbaum, renomado arquiteto brasileiro premiado internacionalmente.
O Color Trend 2026® trará como destaque a inovação à acessibilidade com o see color, um método de linguagem tátil que utiliza o alto-relevo, assim como o braile, para possibilitar o acesso à informação das cores para pessoas com deficiência visual (cegas, com baixa visão ou daltônicas). A leitura pode ser feita tanto visualmente quanto pelo toque da ponta dos dedos para interpretação dos símbolos, de maneira que as pessoas com deficiência visual possam entender e identificar as cores em qualquer aplicação de plástico como utensílios domésticos, brinquedos, objetos de decoração, medicamentos, dentre outros.
O método foi desenvolvido na tese de doutorado da pesquisadora Sandra Regina Marchi a partir da Teoria das Cores, que considera três cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e secundárias (laranja, verde e lilás), além das neutras (preto e branco). De acordo com a criadora, o see color é inovador e inusitado e cria códigos táteis de cores com fácil memorização e dimensões pequenas, que devem estar em qualquer objeto, tornando as pessoas com deficiência visual independentes e capacitadas para fazer suas próprias escolhas.
No dia 8 de abril, as indústrias e empresas de plásticos transformados apresentarão o see color em suas mercadorias para todos os presentes no evento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 500 mil cegas e cerca de 6 milhões com baixa visão, com isso, a implementação do see color representa um avanço significativo em acessibilidade, permitindo que esse público identifique cores em produtos de plástico de forma autônoma. A iniciativa reforça o compromisso do setor com a inclusão e a inovação, tornando o design mais acessível e funcional para milhões de brasileiros.
Os interessados podem garantir a vaga preenchendo o formulário online disponível no site https://worldplasticconnectionsummit.com/
SERVIÇO
IV World Plastic Connection Summit®
Data: de 8 a 10 de abril (dia 8 aberto ao público e dias 9 e 10 exclusivo para associados do Think Plastic Brasil)
Horário: das 8h às 18h
Local: Novotel Center Norte | São Paulo – Av. Zaki Narchi, 500 – Vila Guilherme, São Paulo-SP
Inscrições gratuitas:
Mais informações: https://worldplasticconnectionsummit.com/
Programação
Dia 8 de abril
- Seminário internacional híbrido
- Lançamento do Color Trend
- Lançamento do International Yearbook
- Premiação – International Award
- Image Promotion – presença de jornalistas e formadores de opinião internacionais