• qui. abr 3rd, 2025

Butantã Shopping inaugura sala de descompressão sensorial no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Butantã Shopping inaugura sala de descompressão sensorial no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Abafadores de ruído, cordões de identificação e vaga exclusiva integram conjunto de iniciativas que promovem conforto, autonomia e acolhimento de pessoas com TEA

Com foco em promover um ambiente mais acolhedor para todos os visitantes, o Butantã Shopping, na zona oeste de São Paulo, anuncia a expansão de suas iniciativas voltadas à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o shopping inaugura sua sala de descompressão, localizada no Piso 1, ao lado do fraldário, com funcionamento durante todo o horário de abertura do empreendimento.

O espaço é projetado para oferecer um ambiente controlado, com iluminação suave, cortinas e cores neutras, brinquedos adequados e puffs, pensado para momentos de pausa e conforto em situações de agitação ou ansiedade. 

A iniciativa se soma a outras ações permanentes do Butantã Shopping, como a disponibilidade de abafadores de ruído, cordões de identificação e pulseiras de reconhecimento do espectro, entregues gratuitamente no Espaço Família, além de vaga exclusiva no estacionamento, destinada a famílias atípicas.

“Nós entendemos que a inclusão não acontece apenas em grandes projetos, mas nas escolhas diárias que tornam o ambiente mais acessível e respeitoso para todos”, afirma Franklin Pedroso, coordenador de Marketing do Butantã Shopping.

As ações reforçam o compromisso do empreendimento com o bem-estar de seus visitantes e acompanham um movimento crescente entre os centros comerciais do país. Com base em escuta ativa e diálogo com as famílias, o shopping desenvolve continuamente um conjunto de medidas que visam promover conforto, autonomia e acolhimento. Todos os projetos são inspirados em práticas que vêm ganhando espaço no setor, como a criação de ‘calm zones’, os treinamentos para equipes de atendimento e a adaptação de ambientes de uso comum com foco na diversidade de necessidades.

“Quando pensamos em inclusão, falamos de respeito e escuta ativa. O autismo não é uma limitação, é uma maneira diferente de perceber o mundo. O que fazemos aqui é adaptar o ambiente para que essas vivências sejam mais leves e seguras”, conclui o coordenador de Marketing do Butantã Shopping.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *