Tema pouco explorado no Brasil, os aspectos mais significativos da linguagem ficam geralmente restritos a artigos científicos ou à literatura internacional, nem sempre disponíveis a iniciantes em fonoaudiologia.
Com foco na introdução aos diversos aspectos que diferenciam os transtornos e as dificuldades no processo de expressão oral, o livro Avaliação multimodal da compreensão da linguagem — Múltiplas abordagens, organizado pelas fonoaudiólogas Ana Paula Santana, Rita Signor e pela psicóloga Ana Paula Couceiro Figueira, é fonte atualizada no tema. Nele, os artigos de diversos pesquisadores buscam suprir a lacuna existente sobre o assunto no contexto nacional. Idealizada para ampliar o alcance terapêutico de quem lida com as particularidades da linguagem e da oralidade, a obra reúne estudos e conceitos multidisciplinares a fim de beneficiar as atividades de profissionais e estudantes não só de fonoaudiologia, como de professores, psicopedagogos, pedagogos, médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
A iniciativa do livro parte da visão da fonoaudiologia de que compreender é um fenômeno complexo, para contribuir com outros profissionais dedicados à inclusão de indivíduos com distúrbios. No campo da linguagem, as reflexões sobre a compreensão suscitam perguntas relacionadas à construção de sentidos e ao processo de significação de mundo, em que entram em jogo diversas variáveis. Contudo, ainda são poucos os debates teóricos que abordam as dificuldades de compreensão a partir de múltiplas perspectivas, possivelmente porque essas dificuldades são mais percebidas quando têm causa biológica, sendo muitas vezes acompanhadas de teses biologizantes.
A coletânea, ao contemplar a multimodalidade inerente à linguagem, procura expandir sua abordagem. Composta de 11 capítulos, escritos por especialistas do Brasil e de Portugal, a obra contribui para propiciar um olhar muito mais amplo e aprofundado sobre o processo de avaliação da compreensão em diferentes contextos e em todas as fases da vida.
As organizadoras:
Ana Paula Santana é fonoaudióloga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre e doutora em Linguística (área de neurolinguística) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio pós‑doutoral na Universidade de Versalhes Saint-Quentin-em-Yvelines (História Cultural) e na Universidade de Coimbra (Psicologia e Ciências da Educação). Professora associada do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós‑Graduação em Linguística e do Programa de Pós‑Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação (Gelce)/CNPq.
Rita Signor é fonoaudióloga do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Psicopedagoga. Mestre, doutora e pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área de concentração: Linguística Aplicada ao Ensino. Pós-doutora em Fonoaudiologia pela Universidade Curtin (Austrália). Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação (Gelce)/CNPq, coordenado pela profa. dra. Ana Paula Santana.
Ana Paula Couceiro Figueira é professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC). Tem doutoramento, mestrado e licenciatura em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Sua área de especialização é a psicologia da educação. Concluiu o curso de Educadores de Infância, pela Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra. Atualmente, realiza tarefas de pós‑doutoramento na Universidade de Salamanca, sob o projeto: “Estereótipos, preconceitos: como avaliar e intervir”. Pertence ao grupo de investigação CEIS20.
Título: Avaliação multimodal da compreensão da linguagem — Múltiplas abordagens
Organizadoras: Ana Paula Santana, Rita Signor, Ana Paula Couceiro Figueira
Editora: Plexus Editora
Páginas: 256 (14 x 21 cm)
Preço: R$ 97,60 (e-book – R$ 58,50)
ISBN: 978-65-83543-00-4
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Site: www.gruposummus.com.br