Começou na última segunda, 17, o prazo para entrega da declaração do imposto de renda 2025. Até 3% do valor devido pode ser destinado para apoiar projetos sociais. A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão e acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão, é uma das instituições habilitadas a receber essa contribuição, direcionando os recursos para iniciativas que promovem a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência visual.
Ao destinar uma parte do Imposto de Renda, o contribuinte tem a oportunidade de fortalecer programas essenciais, sem que isso lhe gere custos adicionais.
Por que fazer a doação?
A doação do Imposto de Renda para a Fundação Dorina é uma forma de garantir a realização de projetos como o “Estímulos Literários – Uso dos Sentidos para Experiências de Leitura”, que produzirá e distribuirá, gratuitamente, 500 kits com livros acessíveis (braille-tinta e audiobooks), além de 5 bonecos 3D para escolas públicas e bibliotecas do Município de São Paulo.
“A produção e distribuição gratuita de livros acessíveis é fundamental para garantir que pessoas com deficiência visual tenham igualdade de acesso à cultura e à educação. Isso permite que elas participem, ativamente, de experiências de leitura, desenvolvam habilidades cognitivas e sociais, e se integrem plenamente à sociedade. A contribuição para este programa tem um impacto grandioso na vida dessas pessoas, sem custos adicionais ao contribuinte” comenta Eduardo de Oliveira, Presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Com 79 anos de história e prestes a completar oito décadas em 2026, a instituição tem passado ainda por um processo de reforma em suas instalações, com o objetivo de ampliar diversas áreas e aumentar sua capacidade de atendimento. Entre as melhorias, destaca-se a revitalização do Centro de Memórias, onde são guardadas máquinas de braille, regletes, documentos históricos, entre outros itens. O espaço será reestruturado para proporcionar um acesso mais fácil e eficiente para todos. Além disso, a Fundação lançará uma biblioteca acessível, que será aberta ao público e contará com materiais impressos, falados e digitais, oferecendo mais opções de inclusão.
Como doar como pessoa física?
1 – Após informar as possíveis doações realizadas em 2024 e terminar o preenchimento da sua declaração no modo completo, selecionar “Resumo da Declaração” e escolher a opção “Doação diretamente na declaração – ECA“. Clicar em “Novo“, escolher:
- Tipo do Fundo: “MUNICIPAL”
- UF: “São Paulo”
- CNPJ: 97.537.776/0001-87 (esse número é do FUMCAD e será gerado automaticamente)
- Abaixo do quadro, no canto inferior direito, o próprio programa da Receita Federal indicará o valor disponível para doação. Este valor deverá ser digitado no campo “Valor” para completar a operação. Clique em Ok.
2 – Clicar na opção “Imprimir” no menu lateral e selecionar “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”. O sistema gerará o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, um boleto bancário que deve ser pago obrigatoriamente até o dia 30 de maio de 2025.
3 – Enviar cópia da DARF e do comprovante de pagamento para o e-mail: parceria@fundacaodorina.org.br com o título: “Eu apoio o projeto FUMCAD: Estímulos”
Em seguida, a Fundação Dorina envia um modelo de “Carta para Direcionamento”, para que seja elaborado o recibo de doação junto ao FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – FUMCAD.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 7 décadas se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Mais detalhes aqui no site.