• qui. abr 17th, 2025

Nova edição do ||entre|| arte e acesso reúne teatro, dança, performance e literatura da cultura def

Nova edição do ||entre|| arte e acesso reúne teatro, dança, performance e literatura da cultura def

Em 2025, a mostra artística do ||entre|| arte e acesso, projeto do Itaú Cultural focado em trabalhos artísticos produzidos por pessoas com deficiência, apresenta programação com uma cena curta encomendada, um espetáculo e um bate-papo com o público. Neste ano, todas as cenas são de realizadores do Norte do país

De 10 a 13 de abril (quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural promove mais uma edição do ||entre|| arte e acesso, evento de cultura def – protagonizada por pessoas com deficiência –, que também inclui um edital de apoio a projetos artísticos e um portfólio coletivo de artistas com deficiência. A programação deste ano funciona em um novo formato: em cada um dos dias, haverá uma cena curta encomendada, um espetáculo e um bate-papo dos artistas com o público (com exceção de 12 de abril, quando haverá dois espetáculos e bate-papos).

Procurando valorizar a arte produzida em todos os territórios do Brasil, desta vez, as cenas curtas são de autoria de realizadores da região Norte do país. A curadoria delas foi desenhada a partir do arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiência, que mapeia nomes da cultura def nacional. Mais uma vez, a mostra perpassa várias linguagens, como o teatro, a dança, a performance e a literatura, e abarca, também, diversas vivências. Vale observar que a seleção anterior no edital do ||entre|| arte e acesso não é um pré-requisito para a participação na mostra artística, que traz um panorama da cena def brasileira.

As apresentações acontecem na Sala Itaú Cultural, no térreo do IC, às 20h, com exceção de domingo, dia 13, cuja programação começa às 19h. No sábado, dia 12, haverá também um espetáculo às 16h, este na Sala Vermelha, no terceiro andar da instituição. Como tudo no Itaú Cultural, a programação é gratuita. A reserva de ingressos pode ser feita a partir de 8 de abril, terça-feira, a partir das 12h, na plataforma INTI – com acesso pelo site www.itaucultural.org.br. Todas as cenas e espetáculos possuem acessibilidade em libras, audiodescrição e legendas descritivas.

Sobre a programação

A mostra artística do ||entre|| arte e acesso começa na Sala Itaú Cultural, no dia 10 de abril, às 20h, com a cena curta Parece que eu não tenho autorização para estar aqui, da atriz residente no Amazonas Mariellen Kuma. Este ato é inspirado no espetáculo de mesmo nome, solo de estreia da artista. No palco, ela dá vida a uma conferencista que, ao ver suas ideias esgotadas, é invadida por outras personagens e histórias. O solo, dirigido por Dimas Mendonça, reflete sobre a diversidade e propõe novas perspectivas de visualizar o mundo.

Logo em seguida, é a vez do espetáculo Birita Procura-se, da atriz e palhaça Ariadne Antico. Nele, acompanhamos Birita, uma palhaça com deficiência que está em busca de um emprego. Enquanto tenta se encaixar em um mundo capacitista e normativo, ela questiona, com humor: será que suas “limitações” são reais ou impostas pela sociedade? A direção do espetáculo é de Esio Magalhães.

O primeiro dia do ||entre|| arte e acesso seencerra com um bate-papo de Mariellen e Ariadne com o público, mediado pelo gestor cultural Claudio Rubino.

Quem abre a programação da sexta-feira, 11 de abril, às 20h, é o escritor, cantor e compositor Cláudio Macagi, baseado em Tocantins. A cena Flores do Caos é inspirada em alguns de seus poemas e mistura várias linguagens, como declamação, performance, música, audiovisual e interpretação em libras.

Em seguida, o palco da Sala IC recebe o espetáculo de dança DEFFUTURISMO, solo de João Paulo Lima, que também assina a direção e o texto da obra. Trata-se de uma dança-manifesto que imagina um futuro diferente, no qual a norma são os corpos e as existências de pessoas com deficiência.

Utilizando um figurino artesanal, feito com materiais reciclados, Lima reivindica um mundo cujo padrão é o desnivelamento, a lentidão, o contratempo, as curvas e espessuras diversas do existir ou não de membros.  Além de questionar o preconceito com a cultura def, em DEFFUTURISMO, Lima também aborda a preservação do meio-ambiente e o consumo excessivo.

Seguindo a agenda do ||entre|| arte e acesso, a noite termina com uma conversa de Macagi e Lima com a plateia, mediada pelo ator Giovanni Venturini.

No sábado, 12 de abril, a mostra do ||entre|| arte e acesso começa mais cedo, às 16h, com o espetáculo AUTORRETRATO COM FRIDA(Z) E FLORES ou GARATUJAS DE UMA MÃE ATÍPICA, única apresentação desta edição que acontece na Sala Vermelha. Em cena, a atriz Ruth Melchior, do grupo paulistano Companhia Antropofágica, faz um relato sobre sua maternidade atípica e sua convivência com a filha, Frida, que nasceu com uma síndrome rara. Com recursos da música e do audiovisual, ela costura a história de sua menina com a de outra Frida, a pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), que também era uma mulher com deficiência.

A direção é de Renata Adrianna e Thiago Reis Vasconcelos, parceiros de Ruth na Companhia Antropofágica, trupe de teatro tradicional com mais de 20 anos de existência. Depois do espetáculo, o grupo promove um bate-papo com o público.

Depois, às 20h, a agenda continua na Sala Itaú Cultural com a cena curta ZOOM, da dançarina paraense Socorro Lima. O trabalho, que ela chama de processo coreográfico interativo, surgiu de uma adaptação que Socorro aprendeu a fazer para enxergar as marcações no palco como uma pessoa com baixa visão.

O segundo espetáculo do sábado é Corpo, Preto, Surdo: Nós Estamos Aqui, da companhia mineira BH em Libras, comandada pelo ator e intérprete Marcos Andrade. Na peça bilíngue, apresentada em português e em libras, ele divide o palco com a bailarina surda Jaqueline Gonçalves. A partir do teatro, da dança e de outros recursos cênicos, a dupla narra as dificuldades vividas por pessoas negras surdas e ouvintes, versando sobre identidade, representatividade e resistência.

A peça, que tem direção de Carlandreia Ribeiro, passou pela Mostra Surda de Teatro, no Festival de Curitiba deste ano, um dos mais consagrados eventos brasileiros de artes cênicas. Novamente, ao final, há um bate-papo dos artistas com a plateia, mediado por Léo Castilho, artista, educador e produtor cultural. 

O espetáculo do último dia do evento, domingo, 13 de abril, é Rotação, apresentado pelo casal de artistas Giovanni Venturini e Lívea Castro às 19h, na Sala Itaú Cultural. Mas, antes, às 18h30, acontece uma visita tátil, voltada a pessoas cegas e com baixa visão, pelo cenário da peça. Para participar, basta chegar no horário e apresentar o ingresso já adquirido para o espetáculo.

Em Rotação, em um cenário repleto de escadas, Giovanni Venturini e Lívea Castro brincam com questões como profundidade, altura, ângulo, distância, tridimensionalidade, convergências e divergências para falar sobre as diferentes perspectivas de um encontro entre pessoas.

Mesclando teatro, dança e performance, Rotação é um espetáculo interativo e convida os presentes na plateia a experimentarem, no palco, esses diversos pontos de vista. A direção é de Fernando de Proença e a dramaturgia foi escrita pelo trio junto de Bobby Baq.

Em seguida, o palco do Sala IC recebe a cena curta inédita Anga Ibi, criada e dirigida por Carlos Dergan, bailarino e professor paraense que reúne prêmios de dança no Brasil e no exterior. Ele divide o palco com Rubens Santa Brígida, músico e ator indígena Tupinambá.

A partir da dança e da performance, Anga Ibi – que significa “Alma da Terra” em nheengatu, um dos idiomas do povo Tupinambá – evoca o poder do espírito da Terra, que surge como uma súplica pelo fim da destruição ambiental e pela sobrevivência dos povos originários. A cena dialoga diretamente com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém em novembro deste ano.

Por fim, após a apresentação, o público pode participar do bate-papo com os artistas da noite, mediado pelo dançarino João Paulo Lima.

O edital

Além da mostra artística, o ||entre|| arte e acesso promove um edital que seleciona e apoia projetos artísticos em fase embrionária de pessoas com deficiência de todo o Brasil. Nele, a título de prêmio, o Itaú Cultural oferece um valor para que os selecionados possam desenvolver seus projetos em um período de cerca de nove meses. Eles passam também por reuniões de mentoria com artistas renomados do campo da arte e da acessibilidade no Brasil e ficam cerca de uma semana em São Paulo convivendo entre si e fortalecendo suas redes de contatos. 

Depois desse processo, os selecionados apresentam seus projetos para um público especializado de programadores, em encontros destinados a parcerias e fechamento de contratos. No ano passado, a atual edição do edital do ||entre|| arte e acesso selecionou oito artistas, que já passaram pela mentoria. Esse grupo apresentará seus projetos em uma sessão fechada no IC no dia 9 de abril.

Também faz parte desse projeto o arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiência — https://www.itaucultural.org.br/arteeacesso/ —, o qual mapeia trabalhos de pessoas com deficiência que atuam em diferentes áreas de expressão artística. A iniciativa visa incentivar programadores, curadores e produtores a expandir a presença desses artistas em suas programações. A plataforma é aberta para que artistas do Brasil todo possam se cadastrar.

Para se inscrever é preciso acessar a plataforma, clicar em “faça parte”, no canto superior direito, e preencher as informações necessárias no formulário. Outra opção é acessar diretamente itaucultural.formstack.com/forms/portfoliodeartistaspcd.

Na plataforma, de fácil navegação, é possível filtrar a busca por área de expressão, estado ou palavra-chave. Ficam disponíveis para acesso uma pequena fotografia do artista, seu estado de origem, área de atuação, minibiografia, além de links para as suas redes sociais.

SERVIÇO

|| entre || arte e acesso – Mostra artística

10 a 13 de abril (quinta-feira a domingo)

No Itaú Cultural

Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir de 8 de abril, terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

PROTOCOLOS

– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.

– Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.

– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

Para a Sala Itaú Cultural:

– O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.

Devolução de ingresso:

Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção “Minhas compras” no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

Programação sujeita a cancelamento:

O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.

Domingos e feriados 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br

www.instagram.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

CRÉDITO/IMAGEM: _Foto_ Matheus Sousa 2

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