Atuante no teatro e na televisão, Fernandes tem demonstrado que o foco é a eficiência e não a deficiência
Entre outras atuações , o artista Pedro Fernandes fará parte do elenco da “Dona de Mim”. A nova novela das sete, escrita por Rosane Svartman, previsão de estreia em 28 de abril.
O personagem reforça a representatividade na dramaturgia.
Natural de Petrópolis e morando no Rio de Janeiro há um ano e meio, Fernandes tem paralisia
cerebral, com cognitivo preservado , e reforça a importância da representatividade: “Há 10 anos, eu não tinha referências como a minha. A indústria audiovisual está abrindo o leque agora”.
Formado em atuação pelo ITB (Instituto Técnico do Brasil), iniciou sua carreira nos palcos. Um de seus principais trabalhos foi a peça “Meu Corpo Está Aqui”, originada de um projeto inicialmente pensado para a televisão que virou um espetáculo, com texto de Julia Spadaccini e direção Clara Kutner.
Posteriormente, a dramaturga escreveu o espetáculo, contemplado no edital FOCA (Programa de Fomento à Cultura Carioca). A peça ficou em cartaz por um ano e ampliou sua visibilidade no meio artístico.
Além de “Dona de Mim”, Pedro tem dois outros projetos previstos para este ano: a participação na série de Paulo Vieira, “Pablo e Luizão” e o filme “90 Decibéis”, de Julia Spadaccini. Fora dos palcos e telas, ele também atua como palhaço dos Doutores da Alegria e consultor de acessibilidade em eventos.
A trama contará ainda com outros atores com deficiência, como Haonê Thinar, com quem Pedro trabalhou na peça “Meu Corpo Está Aqui”, nesta produção interpretava a si, para eles dois artistas com deficiência no mesmo elenco reforça a inclusão na TV e no teatro. “A novela será um grande caminho educativo para a população”, destaca o ator.