• ter. abr 15th, 2025

Instituto alerta como garantir autonomia e protagonismo para estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Instituto alerta como garantir autonomia e protagonismo para estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Programas como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Instituto Jô Clemente (IJC), ajudam a capacitar crianças e jovens a conquistarem independência na sociedade

A educação é um direito humano fundamental, mas ainda enfrenta desafios em todo o mundo, especialmente no que diz respeito à inclusão. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, garante o direito à educação para todas as pessoas. No entanto, a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e a oferta de suporte adequado aos estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) são essenciais para garantir autonomia e protagonismo.

Mais do que um direito, a Educação Inclusiva é a base para que pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam construir um futuro com mais autonomia e participação ativa na sociedade.

Comprometido com essa causa, o Instituto Jô Clemente (IJC) oferece programas que contribuem com o desenvolvimento de estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse serviço disponibiliza suporte individualizado, recursos de acessibilidade e estratégias pedagógicas que eliminam barreiras e ampliam as possibilidades de aprendizado.

“Acreditamos que a educação vai além do simples aprendizado; ela é o passaporte para a construção de um futuro com autonomia e reconhecimento. Quando investimos na Educação Inclusiva, estamos abrindo portas para que essas pessoas tenham mais oportunidades e sejam protagonistas de suas próprias histórias”, afirma Márcia Regina Marolo, Diretora Educacional do IJC.

Desde 2009, o AEE é um programa do IJC direcionado a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos no contraturno escolar. Em 2023, ele foi reconhecido internacionalmente com o prêmio Zero Project Call Nominations, que destaca iniciativas inovadoras na inclusão de pessoas com deficiência.

“O AEE é um exemplo de como a Educação Inclusiva pode transformar vidas, oferecendo suporte individualizado e recursos que promovam o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a vida pessoal e profissional” completa Márcia.

Além do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o Instituto Jô Clemente (IJC) desenvolve outras iniciativas para promover a inclusão e a autonomia de pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade, como o programa Iniciação ao Mundo do Trabalho (IMT), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O IMT prepara jovens a partir dos 18 anos para iniciação ao mundo do trabalho, promovendo autonomia e auxiliando nas habilidades e competências.

Reconhecendo a importância de disseminar conhecimento, o IJC também oferece consultoria em Educação Inclusiva. Compartilhando experiências e orientações com educadores e Instituições que buscam aprimorar as práticas pedagógicas.

Além disso, para ampliar o acesso à informação e promover o desenvolvimento da Educação Inclusiva, o IJC disponibiliza uma página que reúne, conteúdos essenciais sobre o tema e seus projetos. Saiba mais clicando no Link.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há mais de 63 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *