• ter. abr 15th, 2025

AMPID divulga Nota Pública sobre projeto que cria Código Brasileiro de Inclusão

AMPID divulga Nota Pública sobre projeto que cria Código Brasileiro de Inclusão

Órgão divulga comunicado sobre Projeto de Lei 1584/2025 e a Lei Brasileira de Inclusão

O Diário PcD teve acesso a Nota Pública divulgada pela AMPID – Associação Nacional dos(as) Membros(as) do Ministério Público de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência sobre o proposta do PL 1584/2025 que cria o Código Brasileiro de Inclusão.

Confira a íntegra do comunicado:

A AMPID vem a público compartilhar sua perplexidade sobre o PL 1584/2025 de autoria do Deputado Federal Duarte Jr. (PSB-MA) e encampado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados que, sob a justificativa de concentrar os direitos e conquistas das pessoas com deficiência em um código, está provocando insegurança social.

Importante frisar que tal projeto não teve discussão prévia com o segmento das pessoas com deficiência, não atendendo ao lema “nada sobre nós sem nós”.

O referido PL pretende revogar a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) e demais leis conexas em vigência, que foram frutos de amplo debate na sociedade e no Congresso Nacional, e que estão de acordo com a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD).

A LBI é um estatuto e é sinônimo de código. Portanto, já temos um código edificado a partir da CDPD.

Além disso e com direta violação ao princípio do não retrocesso legal, o projeto de lei 1584/2025 suprime conquistas e garantias legais já solidificadas das pessoas com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *