O Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) acaba de lançar uma campanha nacional para contribuir com a destinação de parte do Imposto de Renda Devido a fundos sociais, como o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI).
Cada contribuinte pessoa física pode destinar até 6% do imposto devido, sendo até 3% para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e até 3% para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI), durante o preenchimento da declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) que deve ser entregue até o dia 30 de maio.
Um conjunto de vídeos, cartilhas e materiais explicativos fazem parte da campanha “Destinação do Imposto de Renda: Eu Sou Cidadão Solidário” e visam orientar o contribuir para a possibilidade de efetuar a destinação.
Veja aqui os vídeos de orientação https://www.youtube.com/playlist?list=PLuW-YfGX1DAddEEyAP96RzOkwzXbAIpK2
Entre as ações da campanha está o lançamento da cartilha eletrônica “Destinação: Uma questão de Cidadania”. A publicação digital foi idealizada pela Diretoria de Comunicação (DCO) do Sindireceita e visa conscientizar os contribuintes e contribuir com a divulgação da Campanha Destinação 2025 da Receita Federal.
Além de apresentar informações e orientações para a destinação diretamente na declaração do Imposto de Renda, os materiais reforçam que o procedimento não gera custos adicionais, e assegura recursos para projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
Veja aqui a cartilha eletrônica
https://sindireceita.org.br/api/site/media/pSjKbmNFL41IFz9sYM54J
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas destaca que em todo o país os Analistas-Tributários da Receita Federal trabalham na orientação ao contribuinte e também nas inúmeras equipes de Cidadania Fiscal do órgão.
Freitas reforça que está atuação é fundamental para assegurar ao cidadão os meios necessários para o cumprimento de suas obrigações, mas também contribuem para a conscientização da sociedade e para a importância de um sistema tributário justo e eficiente. “Nosso Sindicato sempre atuou e contribuiu com propostas, projetos visando um sistema tributário mais justo e eficiente. E neste processo é fundamental que o contribuinte seja sempre muito bem-informado e consciente da importância dos tributos para a concretização de todas as políticas públicas que são essenciais para nossa sociedade”, destacou.