• ter. abr 29th, 2025

Agência realiza cerimônia de entrega do “Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2025”

Agência realiza cerimônia de entrega do “Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2025”

A Agência realizou, na manhã desta terça-feira (29/4) a solenidade de entrega do “Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2025”. As vencedoras do prêmio, em sua sétima edição, foram a VIVO (no ranking das grandes prestadoras) e a Algar (no ranking das Prestadoras de Pequeno Porte – PPP).

O ranking de acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade – RGA (Resolução nº 667/2016)e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel no fim do ano passado, as quais verificaram os seguintes indicadores:

  • Acessibilidade nas lojas;
  • Acessibilidade nos sites;
  • Acessibilidade no atendimento remoto;
  • Ações voluntárias de acessibilidade.

Nesta edição de 2025, a Anatel promoveu dois rankings de acessibilidade: um para as grandes prestadoras (foram fiscalizadas as operadoras Claro, Oi, Vivo e Tim) e outro para as Prestadoras de Pequeno Porte – PPP (foram fiscalizadas as operadoras Algar, Alloha, Americanet, Brisanet, Desktop e Sky).

Em seu pronunciamento de boas-vindas, o conselheiro substituto Daniel Martins D’Albuquerque ressaltou que houve uma evolução notável em prol da acessibilidade desde a primeira edição do prêmio. Ele lembrou que o Regulamento Geral de Acessibilidade, em apreciação pelo Conselho Diretor, poderá ampliar o rol de públicos vulneráveis a merecer atenção, como idosos e analfabetos.

O diretor do escritório regional da União Internacional de Telecomunicações para as Américas, Bruno Ramos, afirmou que as medidas em busca da inclusão social de pessoas com deficiência fazem parte de uma visão de longo prazo, baseada na continuidade de programas, projetos e políticas públicas. Graças a esse modelo de agência, a Anatel é hoje referência mundial na regulação do setor de telecomunicações.

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Anna Paula Feminella, elogiou a decisão da Anatel de criar um ranking específico para as Prestadoras de Pequeno Porte, de modo a prestigiar um número ainda maior de empresas engajadas na promoção da inclusão tecnológica de pessoas com deficiência. Ela destacou que o prêmio é uma medida fundamental para estimular as empresas a valorizarem ainda mais os direitos humanos das pessoas com deficiência.

O coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Cândido Soares, lembrou que pelo menos uma em cada seis pessoas no mundo apresenta alguma deficiência, fato que exige iniciativas para a inclusão digital de um contingente significativo da população. Ressaltou ainda que o conhecimento é um bem comum e deve estar acessível a todos — daí a importância de medidas de inclusão social.

O diretor de Relacionamento Regulatório da VIVO, José Gonçalves Neto, recordou que o Brasil é uma potência no setor de telecomunicações, com indicadores de Primeiro Mundo, e que, desde seu início, a Anatel tem dedicado atenção aos consumidores com deficiência. Mencionou a implantação de “orelhões” adaptados a pessoas com deficiência como uma das medidas para universalizar a telefonia fixa no final dos anos 1990. Disse que a VIVO tem compromisso contínuo de oferecer produtos e serviços mais completos para todos os públicos.

O gerente regulatório da Algar, Hugo Vidica, afirmou que o prêmio demonstra o reconhecimento pelos esforços de inclusão digital das pessoas com deficiência e a concretização da visão do fundador da prestadora, para quem a empresa nasceu para servir as pessoas.

Classificação geral:

Ranking das grandes prestadoras – 2025
1º lugar – VIVO
2º lugar – Claro
3º lugar – Tim
4º lugar – Oi

Ranking das Prestadoras de Pequeno Porte – PPP – 2025
1º lugar – Algar
2º lugar – Sky
3º lugar – Brisanet
4º lugar – Alloha
5º lugar – Desktop
6º lugar – Americanet

Fonte: https://www.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *