• ter. abr 29th, 2025

Avanços na anestesia garantem mais segurança nas cirurgias de fissura labiopalatina em crianças

Avanços na anestesia garantem mais segurança nas cirurgias de fissura labiopalatina em crianças

Smile Train promove Semana da Anestesia com conteúdos educativos gratuitos sobre o cuidado infantil em cirurgias de fissura labiopalatina

Mesmo com os avanços da medicina e da anestesiologia, é comum que pais e familiares tenham dúvidas ou sintam apreensão ao saber que uma criança passará por uma cirurgia. Grande parte dessa preocupação nasceu de mitos e da falta de informação sobre o processo anestésico. A anestesia moderna é segura e garante que o paciente infantil permaneça confortável, sem dor e monitorado durante todo o procedimento.

Medicamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais, equipamentos de última geração e protocolos clínicos baseados em evidências garantem maior precisão, reduzem riscos e contribuem para uma recuperação mais rápida, é o que comenta a médica anestesiologista Profa. Dra. Fernanda Leite, auditora e membro do Conselho Médico da Smile Train para América Latina, chefe da Seção Técnica de Anestesiologia e coordenadora do Programa de Residência Médica em Anestesiologia do HRAC-USP – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP), em Bauru (SP). 

Segundo a médica, o processo começa com escuta, acolhimento e um planejamento criterioso. A avaliação pré-anestésica envolve a análise detalhada do histórico de saúde da criança, além de orientações sobre jejum e outras instruções específicas para o dia do procedimento. “Antes de qualquer cirurgia, seguimos um ‘passo a passo’ muito bem organizado, que envolve escuta, preparo e muito cuidado: a ele damos o nome de  ‘protocolos de segurança’, mas, no fundo, são formas de garantir que todo processo aconteça com tranquilidade. Sabemos que por trás de cada prontuário existe uma vida, uma família inteira torcendo, esperando, confiando. E é essa confiança que a gente honra com todo o cuidado e segurança do mundo”, afirma Dra. Fernanda.

Ainda na consulta pré-anestésica, a equipe analisa com atenção o estado clínico da criança e ouve os relatos da família. São levantadas informações sobre o histórico de saúde, alergias, hábitos e condições atuais do paciente. Com base nesses dados, é possível prever a necessidade de equipamentos especiais, ajustar a medicação conforme a idade e o peso, além de avaliar se o procedimento precisa ser adiado — o que pode ocorrer, por exemplo, se a criança apresentar sintomas como febre ou gripe no dia da cirurgia.

“A anestesia é segura. Muito segura. Mas entendemos — e acolhemos — os medos. Ter medo do desconhecido é natural. O que mais ajuda a tranquilizar é a informação que a família e o paciente conseguem entender”, reforça.

No caso de crianças com fissura labiopalatina, por exemplo, os cuidados são redobrados, já que essas cirurgias envolvem anatomias específicas e exigem atenção especial. Ela ainda destaca que, embora anestesiar crianças com fissura labiopalatina apresente desafios técnicos — principalmente no manejo das vias aéreas —, esses riscos são amplamente controlados quando há planejamento, experiência e atuação integrada entre cirurgiões, anestesistas, dentistas, pediatras e enfermeiros. 

“Existem desafios, principalmente ligados à respiração, porque a anatomia da face dessas crianças pode precisar de abordagens diferenciadas”, explica Dra. Fernanda. Segundo a médica, o uso de equipamentos específicos para garantir a segurança das vias aéreas durante todo o procedimento faz parte da rotina da equipe e oferece total segurança aos pacientes.

Live gratuita tira dúvidas sobre a anestesia 

Entre os dias 24 e 28 de abril, a Smile Train, – a maior organização do mundo especializada no tratamento de fissuras labiopalatina e que capacita profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para fornecer cirurgia gratuita de fissura labiopalatina e atendimento multidisciplinar para crianças em todo o mundo — promove a Semana da Anestesia, com uma programação voltada à informação e a conscientização sobre os cuidados necessários durante o processo cirúrgico.

Como parte das ações, no dia 29 de abril, às 20h, será realizada uma live especial no Instagram da Smile Train, com o tema A anestesia da cirurgia de fissura é segura?, com a participação da Dra. Marina Franzim Munhoz, especialista em anestesista pediátrica e neonatal, e a Dra. Fernanda Leite, anestesista pediátrica. Na conversa, as médicas vão abordar o papel da anestesia durante as cirurgias, explicar como é feita a avaliação do paciente no pré-operatório, além de falar sobre os protocolos de segurança adotados antes, durante e após o procedimento. A live também vai esclarecer dúvidas comuns, desmistificando mitos e verdades sobre o uso de anestesia em crianças.

A iniciativa é aberta ao público e tem como objetivo ampliar o acesso à informação, especialmente para familiares, cuidadores e profissionais da saúde que lidam com pacientes com fissura labiopalatina. Atuando em mais de 70 países, a Smile Train oferece cirurgias gratuitas e capacita profissionais locais para garantir um tratamento seguro, acessível e de qualidade a crianças em todo o mundo.

Para acompanhar, basta seguir o perfil oficial da Smile Train no Instagram, no www.instagram.com/smiletrainbrasil.

COPA 2025

A Smile Train marca presença no Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA 2025), que está sendo realizado em São Paulo (SP), entre os dias 24 e 28 de abril. O evento reúne especialistas de todo o país e oferece uma programação diversificada, incluindo atividades interativas como a “Arena de Batalha do COPA”, onde médicos em especialização, residentes e acadêmicos competem em provas de conhecimento médico geral e específico em anestesiologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *