Leticia Alves, mãe de Theo e Benício, sinaliza às mulheres que a maternidade deve ser aproveita ao máximo, independente das barreiras encontradas no dia a dia
O sonho da maternidade, ainda, se faz presente na vida de diversas mulheres da sociedade atual, sendo considerado como algo indescritível. No Dicionário Aurélio, o significado da palavra mãe é “mulher que deu à luz, que cria ou criou um ou mais filhos”. Mas, cada mulher que passou pela experiência conta com uma explicação diferenciada a este significado, em especial, às mães atípicas, que encontram desafios redobrados a tal experiência de vida.
Em celebração ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio, a médica veterinária e influenciadora digital, Leticia Alves, mãe atípica comenta sobre os desafios enfrentados para criação dos filhos, Theo e Benício, ante uma sociedade, onde pré-julgamentos e preconceitos, ainda, se fazem constante no cotidiano.
“Minha relação com meus dois é linda, muito especial e profunda. Cada um deles tem sua personalidade própria, e posso dizer que esse fato resulta em duas relações diferentes, mas com o respeito aos limites pessoais de cada um”, comenta a influenciadora, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Também diagnosticado com autismo, Theo, filho mais velho da influenciadora, assim como ela passa por situações constrangedoras, ocasionadas por membros da sociedade que mantém pré-julgamentos em relação a condição neurodesenvolvimento. O autismo é diagnosticado por dificuldades na comunicação social, ao lado de uma forte preferência por repetição, dificuldades de adaptação à mudança não esperada e perfil de sensibilidade sensorial atípica.
Questionada sobre a conhecida “Síndrome de Leoa”, manifestação que se refere ao instinto maternal e a forma como algumas mães se relacionam com seus filhos, a influenciadora, confessa não saber se considera como superproteção sua relação com o filho mais velho. “Sou extremamente protetora com meus dois filhos, característica que afirma que vem desde a gestação. Quando eles nasceram, eu mal deixava que os outros pegassem no colo. Não faço tratamento diferenciado com o Theo, pelo fato de ser uma criança especial. As regras dentro de casa são iguais para os dois”, afirma Leticia Alves.
A influenciadora que destaca em suas redes sociais, postagens que mostram o cotidiano familiar visa apresentar aos seguidores, a mensagem de que pessoas com TEA, TDAH ou TEPT podem contar com a mesma rotina adotada por indivíduos não diagnosticados com algum tipo de transtorno. “Amo programas em família e faço questão que isso seja um dos principais valores na vida dos meus filhos. Nossas viagens são sempre deliciosas, marcadas por histórias conduzidas do nosso jeitinho, regadas de muito amor e com memórias que levaremos para toda vida. Meus filhos sempre estiveram e estarão presentes em todos os momentos de minha vida.”
Para as mães atípicas ou não, que de certa forma encontram algum tipo de desafio na educação de seus filhos, a influenciadora transmite uma importante mensagem: “Apenas digo para as mães viverem e curtirem seus filhos. Não liguem para o que os outros pensam; pois no final, simplesmente não importa.
Todos possuem limitações, e tudo bem com isso. Saiba aproveitar o máximo do viver, independente dos desafios que acabam sendo nossa chave de sucesso”, finaliza a influenciadora.