Representantes do IJC vão contribuir para a construção de políticas públicas inclusivas no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE)
O Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, foram eleitos para compor o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) no triênio 2025-2028. A eleição garante ao IJC a representação das pessoas com Deficiência Intelectual neste importante espaço de participação social. A posse dos conselheiros está prevista para o final de junho.
Ronie Vitorino, assistente de Advocacy do IJC, pessoa com Deficiência Intelectual, ocupará a cadeira titular, representando diretamente as pessoas com deficiência. Flavio Gonzalez, coordenador de Inclusão Social do IJC, será o suplente.
“Estar no CONADE é uma chance de garantir que as pessoas com Deficiência Intelectual sejam lembradas e respeitadas nas decisões sobre políticas públicas”, afirma Ronie Vitorino.
O CONADE é um Órgão fundamental para a defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, atuando como um espaço de diálogo e proposição de políticas públicas entre representantes do governo e da sociedade civil.
- Defesa e Garantia de Direitos: o CONADE discute e propõe políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, assegurando que seus direitos sejam respeitados e ampliados.
- Participação Social: o Conselho reúne representantes do governo e da sociedade civil, garantindo que as pessoas com deficiência e suas Organizações tomem decisões que impactam diretamente suas vidas.
- Fiscalização e Monitoramento: o CONADE acompanha a implementação de políticas públicas, fiscalizando ações do governo e propondo melhorias.
- Diversidade de Perspectivas: o Conselho inclui pessoas com diferentes tipos de deficiência e suas Organizações, promovendo uma compreensão mais completa e representativa das necessidades das pessoas com deficiência.
- Avanços na Legislação e Inclusão: o CONADE tem papel ativo na construção e no aprimoramento de leis, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), influenciando diretamente a garantia de direitos.
Para o Instituto, essa conquista representa o reconhecimento do seu trabalho e reforça o compromisso com a promoção dos direitos, da inclusão e da participação efetiva das pessoas com deficiência na construção de políticas públicas mais justas, representativas e acessíveis a todas as pessoas.
“A participação do IJC no CONADE é uma grande oportunidade para ampliarmos o diálogo e contribuirmos com a formulação e avaliação de políticas públicas inclusivas. Nossa intenção é promover os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual, fortalecendo sua autonomia e garantindo que possam participar ativamente da vida em comunidade, como prevê a Lei Brasileira de Inclusão (LBI)” finaliza Flavio.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.
O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.
CRÉDITO/IMAGEM: Ronie Vitorino, assistente de Advocacy do IJC, e Flavio Gonzalez, coordenador de Inclusão Social do IJC, na eleição do CONADE (Foto: Divulgação)