Espetáculo CORPOMUNDO celebra a inclusão e a diversidade com pessoas com e sem deficiência no palco.
A 19ª edição do Palco Giratório destaca a inclusão e a acessibilidade e leva para o palco o espetáculo CORPOMUNDO, que lança um olhar sensível à potência criativa da diversidade dos corpos. A obra é uma produção da Companhia de Dança e Teatro FÁBRICA DE SONHOS, iniciativa nas artes cênicas do Pertence, que se destaca no cenário nacional em soluções inovadoras e inclusivas. O espetáculo será realizado na quinta-feira, dia 5 de junho, às 21h, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHC), localizado na Av. Independência, 75, em Porto Alegre. Os ingressos estão disponíveis no site: http://www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.
CORPOMUNDO celebra o amadurecimento de uma pesquisa nas linguagens de artes cênicas, desenvolvida há 7 anos por pessoas com e sem deficiência ao longo da trajetória da Fábrica de Sonhos. Do total de 20 integrantes, 14 são pessoas com deficiência intelectual (síndrome de down, autismo, asperger, dentre outros). O enredo parte da pergunta “O que pode um corpo?” para repensar o mundo através do paradoxo “corpo que habita o mundo” e “mundo que influencia na formação dos nossos corpos”. “O tema inspirou um roteiro de dança-teatro, construído a partir de uma dramaturgia, que monta um painel de diferentes alegorias sobre a relação entre humanidade e natureza, bem como a sociedade globalizada e a diversidade humana.”, comenta Paula Carvalho, gestora cultural do Pertence e diretora do espetáculo.
A performance lúdica e poética tem como fio condutor a trilha sonora original (composta por Gabriel Selvage), poemas, projeções e sinalização em LIBRAS transformados em cenas que privilegiam a diversidade e as habilidades mistas dos participantes. A encenação utiliza poucas palavras verbalizadas e possibilita dar ao corpo novas leituras, novas histórias, partilhando a dimensão poética da nossa existência, diversa, humana e presente.
“O sucesso do Grupo Fábrica de Sonhos em produções como CORPOMUNDO é um exemplo inspirador de como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para promover inclusão, autoestima e transformação pessoal. Enquanto o grupo comemora seu sétimo aniversário, é impossível não reconhecer o impacto positivo que ele tem tido na vida dos participantes do Pertence e na sociedade em geral, reforçando a importância de dar voz e espaço a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades e diferenças”, destaca Victor Freiberg, presidente do Pertence.
Sobre o projeto Fábrica de Sonhos :
Fundado em agosto de 2018 pelo Pertence (um clube de sociabilização para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual que estimula os seus participantes a viverem suas próprias histórias de vida, vencendo as barreiras do dia a dia e ganhando independência), em parceria com as artistas Paula Carvalho e Bianca Bueno, a Fábrica de Sonhos — Arte, Inclusão, Diversidade e Pertencimento – surgiu como um projeto ousado e visionário, idealizado por um profissionais das áreas da dança, teatro, psicologia e educação, que perceberam a falta de espaços e oportunidades para que jovens PcDs pudessem desenvolver suas habilidades artísticas e criativas. Desde então, trabalha para oferecer um ambiente
acolhedor e estimulante, onde PcDs possam explorar seu potencial artístico. O Pertence Cultural promove, através de ações e projetos de alcance nacional, a sensibilização de agentes da cultura, a inovação no âmbito da acessibilidade, a democratização e fruição aos bens culturais de forma inclusiva e acessível!
A partir de uma metodologia própria, que une integração, desenvolvimento pessoal, laboratório expressivo e ações artísticas multidisciplinares, os artistas do Pertence aprendem técnicas de improvisação, expressão corporal/vocal, dança contemporânea, pesquisa do movimento e interpretação. Atividades essas, que lhes permitem criar uma bagagem artística, sensorial e corpórea, estimulando a imaginação, a criatividade e a autoconfiança.
SERVIÇO :
CORPOMUNDO no 19° Palco Giratório Data : 5 de junho, quinta-feira
Horário : 21h
Local : Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHC) – Av. Independência, 75 – Porto Alegre
Ingressos : http://www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio
Sobre o Pertence:
Fundado há 13 anos, o Pertence é uma organização referência em inclusão, que desenvolve uma metodologia inovadora e acessível, combinando ciência e emoção para promover autonomia e independência de pessoas com deficiência em todas as esferas da vida: social, cultural, educacional, profissional e habitacional.
Criado a partir da ideia inédita de um clube com atividades de convivência e sociabilidade, o Pertence oferece, atualmente, atividades como passeios, oficinas, o curso profissionalizante “Trabalho & Vida”, Pertence Virtual, capacitações, formações artísticas, o grupo “Dialogando com as Famílias”, serviços de acessibilidade para empresas e eventos, além de outras formações em diversas áreas da inclusão — sempre com o objetivo de fortalecer a cultura do acesso em diferentes segmentos da sociedade.
Hoje, são quase 100 profissionais de diferentes áreas de formação e atuação, além de mais de 200 voluntários em diversas atividades. Ao longo de sua trajetória, o Pertence impacta diariamente pessoas com deficiência e seus familiares por meio de sua metodologia aplicada em projetos presenciais e virtuais em todo o Brasil.
CRÉDITO/IMAGEM: CORPOMUNDO celebra a arte de diferentes corpos que fazem a história de sete anos do grupo Fábrica de Sonhos – Beto Raskin