2º turno das eleições municipais conta com a Central de Intermediação em Libras (CIL) em SP

Disponível para dispositivos móveis gratuitamente, o aplicativo da CIL-SMPED possui uma aba exclusiva do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)

A Central de Intermediação em Libras (CIL) está funcionando desde o primeiro turno das eleições municipais de São Paulo, e agora estará presente mais uma vez neste segundo turno.

O aplicativo CIL-SMPED possui um ícone do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para solucionar dúvidas na hora de votar, a função está disponível das 7h às 19h no final de semana da votação, que acontece domingo (27).

O objetivo da ação é reduzir as barreiras que possam impedir o exercício do voto e garantir atendimento inclusivo e acessível ao eleitorado.

O aplicativo CIL-SMPED, que no primeiro turno recebeu mais de 500 ligações, será apresentado nas seções eleitorais por meio de cartazes informando sobre a disponibilidade do serviço, com o respectivo QR-Code para baixá-lo no celular. O aplicativo está disponível para dispositivos móveis, como celulares e tablets, com os sistemas Android ou iOS de forma gratuita.


A CIL utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio de videochamadas com intérpretes para fazer a tradução simultânea durante os atendimentos. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), responsável pelo serviço, firmou um acordo de cooperação técnica com o (TRE-SP) para que o intérprete de Libras ajude a tirar dúvidas sobre localização de seções, documentos válidos para votar e outras informações na hora da votação.

Central de Intermediação em Libras – CIL

Reconhecida quatro vezes em fóruns, conferências e premiações internacionais, a Central de Intermediação em Libras (CIL) auxilia na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva por meio de duas modalidades: online e presencial.

Durante qualquer atendimento em equipamentos públicos da cidade de São Paulo o serviço utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com videochamadas em tempo real com os intérpretes, para intermediar a comunicação entre atendente e munícipe com deficiência.

De modo online, com o uso de celulares e tablets com os sistemas Android ou iOS, o munícipe consegue instalar o aplicativo CIL-SMPED na loja de aplicativos de seu aparelho móvel gratuitamente. Desta forma o munícipe tem acesso aos serviços de emergência (Polícia 190, Guarda Civil Metropolitana 153, Bombeiros 193), segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos) e serviços (Cate, SP156, Procon e INSS).
 

O atendimento presencial está disponível na cidade de São Paulo em mais de 700 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL), instalados pela área técnica da SMPED, nos equipamentos públicos. O serviço faz uma triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o serviço e o intérprete de Libras.
 

A CIL, que funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana, possui um investimento anual de R$460 mil reais pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Além disso, o aplicativo CIL-SMPED conta quase 35 mil downloads, e mais de 14 mil usuários ativos.


Serviço
Central de Intermediação em Libras durante as Eleições Municipais

Horário de funcionamento
Período que antecede 2° Turno
Período que antecede o pleito: de 17/10 a 24/10/2024: 09h00 às 19h00
Antevéspera e Véspera da eleição: 25/10 e 26/10/2024: 07h00 às 19h00
Dia da eleição: 27/10/2024: 07h00 às 19h00
Período após o 2° Turno: de 28/10/2024 a 01/11/2024: 09h00 às 19h00

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore