30/05 – Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Você sabia? A Esclerose Múltipla tem causas desconhecidas e atinge geralmente jovens, de modo especial as mulheres de 20 A 40 anos? (1)

O dia 30/05 é o dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM). A data visa debater o tema e partilhar com histórias com pacientes, amigos e familiares. Também busca sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre este problema neurológico.

A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que cerca de 40 mil brasileiros possuam a EM. A doença não tem causas definidas, não tem meios de prevenção e não possui cura. O tratamento permite amenizar sintomas e impedir a progressão da doença (1).

A EM é uma doença neurológica, autoimune, em que as próprias células dos indivíduos atacam o sistema nervoso central causando lesões no cérebro e na medula.

Entre os diversos sintomas, inclui-se: muito cansaço, depressão, fraqueza nos músculos, alteração do equilíbrio e coordenação motora, dores nas juntas e alteração no controle das fezes e/ou da urina (pode haver perda de fezes ou de urina, de forma involuntária) (2). Algumas pessoas com EM convivem com pouca incapacidade durante a vida, outras, em torno de 60% podem tornar-se impossibilitados de andar sem assistência, cerca de 20 anos após o início da doença (2,3).

Também podem ocorrer alterações fonoaudiológicas, transtornos visuais, transtornos cognitivos, emocionais, espasticidade (rigidez de um membro ao movimento e acomete principalmente os membros inferiores); problemas relacionados à sexualidade tais como disfunção erétil nos homens, diminuição da lubrificação nas mulheres e comprometimento da sensibilidade do períneo (1,2).

O tratamento ofertado aos pacientes é medicamentoso e permite diminuir a atividade inflamatória e surtos; contribuindo para redução de incapacidades. O paciente deve ser acompanhado por neurologista e a base do tratamento visa melhorar a qualidade de vida do indivíduo que convive com a doença (2,4).

É necessário enfatizar que o paciente portador de EM tem necessidades em saúde complexas, muitas vezes necessitando de tratamento multidisciplinar que possa garantir sua saúde e melhorias nas atividades cotidianas. Logo, é importante a atenção aos diversos sintomas que a doença possa apresentar, pois o diagnóstico precoce e adesão ao tratamento correto pode garantir um acompanhamento adequado (2).

                                                           Fique atento aos sinais do seu corpo!

Referências Bibliográficas :

  1. 1. Associação Brasileira de Esclerose Múltipla – ABEM. O que é Esclerose Múltipla (EM). Disponível em: https://www.abem.org.br/esclerose-multipla/o-que-e-esclerose-multipla/
  2. 2. Brasil. Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. SEGUNDA OPINIÃO FORMATIVA – SOF. Núcleo Telessaúde Sergipe. O que é Esclerose Múltipla e quais suas causas e sintomas? 2016. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/o-que-e-esclerose-multipla-e-quais-suas-causas-e-sintomas/
  3. 3. Multiple sclerosis international federation. Atlas da EM 2013: Mapeamento da Esclerose Múltipla no Mundo. Disponível em: http://www.msif.org/wp-content/uploads/2014/11/Atlas-of-MS-Portuguese-web2.pdf
  4. 4. Academia Brasileira de Neurologia. Recomendações esclerose múltipla / [coordenadora] Suzana Machado. — São Paulo : Omnifarma, 2012. Disponível em: http://formsus.datasus.gov.br/novoimgarq/14491/2240628_109700.pdf

Fonte: https://telessaude.se.gov.br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore