5 de maio – Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular

Sessão solene homenageia pessoas com visão monocular. Proposta aprovada pela Câmara cria Dia da Pessoa com Visão Monocular

O Plenário da Câmara realizou sessão solene nesta quarta-feira (4) para homenagear o Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular, a ser celebrado anualmente em 5 de maio. Nesta semana foi encaminhado para o Senado o projeto de lei (PL 940/21), já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que institui a data.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem a visão de um olho comprometida em 80% ou mais.

A deputada Luisa Canziani (PSD-PR), que é autora do projeto sobre o dia nacional junto com outros 5 deputados, pediu a sessão solene e fez vários elogios à escritora Amália Barros, que iniciou o processo de defesa da Lei 14.126/21, sancionada em março do ano passado.

Segundo essa lei, a visão monocular passa a ser considerada uma deficiência sensorial para os efeitos das leis previdenciárias, por exemplo. Desta forma, o cidadão pode obter uma aposentadoria diferenciada por idade ou por tempo de contribuição. Quem nunca contribuiu e tem baixa renda também pode solicitar o Benefício de Prestação Continuada.

“Chegou até o Congresso Nacional, bateu de porta em porta, de gabinete em gabinete neste Congresso Nacional. Sensibilizou, mobilizou, escreveu um livro e, sobretudo, fez história no Brasil e aprovou a lei que levou o nome dela, que é a nossa querida Amália Barros. Graças a você, Amália, que nós temos a nossa lei dos monoculares. ”

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, disse que é preciso combater o preconceito com as pessoas com visão monocular, em especial o relacionado às crianças em ambiente escolar. A primeira-dama Michelle Bolsonaro também participou da sessão

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe esta notícia:

Resposta de 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore