Significado do símbolo do Dia do Orgulho Autista

O sinal do infinito pintado com as cores do arco-íris é usado como o símbolo do Dia do Orgulho Autista, 18 de junho. A imagem representa a diversidade entre as pessoas que estão dentro do espectro autista, com infinitas variações e possibilidades, mesmo tendo semelhanças neurológicas entre elas.

A data foi criada pela organização americana Aspies for Freedom para celebrar a neurodiversidade e as diferenças, bem como desconstruir visões negativas sobre o autismo.

A ideia é promover a compreensão de que o autismo não é doença a ser tratada ou mesmo curada. Refere-se antes a uma variação neurológica natural do espectro da diversidade humana, que produz formas atípicas de se mover, pensar, interagir e de processar sensações e cognições. Essas formas devem ser respeitadas, tal qual outras diferenças como raça e orientação sexual.

O Brasil ainda não dispõe de números oficiais sobre a prevalência de autismo na população. Estimativas internacionais apontam percentuais de 1% a 2%, o que equivale a cerca de 2 milhões de pessoas.

A partir de 2019, a Lei 13.861/2019, tornou obrigatória a inclusão das especificidades inerentes ao espectro autista nos censos demográficos brasileiros.

Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

#PraTodosVerem – Imagem de divulgação do Produto do TJDFT “Sementes da Inclusão”, em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, 18 de junho. Arte é composta por retângulos coloridos, nas cores amarela, laranja, vermelha, azul e roxo, em diferentes posições. No retângulo em degradê vermelho e laranja, que está na parte superior, há uma ilustração, formada por linhas finas, de uma mão jogando sementes que germinam e vai crescendo progressivamente. A linha junta-se a marca do produto, sendo essa composta de várias pessoas com diferentes deficiências e o nome Sementes da Inclusão. No retângulo amarelo central, há um círculo com o símbolo do infinito nas cores do arco-íris. Desse círculo sai um triângulo e dentro está escrito a data homenageada. No retângulo azul que está na parte inferior da arte, está o texto: O que significa o símbolo? Assinam a peça o TJDFT e NUICS e a marca da acessibilidade

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore