fbpx
  • sex. set 20th, 2024

D’Existir no Teatro Sérgio Cardoso em SP com Acessibilidade em Libras

D'Existir no Teatro Sérgio Cardoso em SP com Acessibilidade em Libras

O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte, recebe o espetáculo solo D’Existir entre os dias 15 e 23 de junho, de quarta a sexta-feira, às 19h. No dia 21, a apresentação conta com acessibilidade em libras. O trabalho cênico sobre o universo da morte foi construído a partir da leitura de Mal Visto Mal Dito, do dramaturgo Samuel Beckett, considerado um dos principais escritores do século 20.

D´Existir nasceu do desejo de revisitar o solo de teatro-dança “Speranza! Dona Esperança”, realizado sob a direção de José Possi Neto, nos anos de 2008/2009.

Mariana Muniz, que também está em cena, é responsável pela concepção do espetáculo. Ainda que não se trate de um projeto cênico coletivo, a poética de D’Existir dá continuidade ao processo de investigação da Cia. Mariana Muniz de Dança e Teatro, que trabalha os limites das conexões entre questões cênicas, coreográficas, dramatúrgicas, visuais e performáticas. 

Durante o processo de criação, Clara Carvalho, bailarina e atriz carioca radicada em São Paulo, atuou como “provocadora convidada”, trazendo propostas para desestabilização dos apoios corporais e cênicos. 

Eduardo Tolentino de Araújo, diretor do grupo Tapa, com quem Mariana Muniz vem trabalhando ao longo de sua carreira, em montagens teatrais do grupo, responde pela supervisão geral. A assistência de direção é de Claudio Gimenez, Celso Nascimento compôs a trilha sonora original e Fábio Namatame assina o figurino. 

D’Existir foi contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança de 2022, e volta aos palcos para mais uma temporada de apresentações em São Paulo (SP), Londrina (PR) e Primavera do Leste (MT). 

Sinopse

D’Existir é um trabalho cênico em dança/teatro que tem como  referência poética o texto Mal Visto Mal Dito de Samuel Beckett. Mariana Muniz constrói uma dramaturgia que sustenta uma confusão voluntária entre jogo ficcional, sua memória de artista e a articulação precisa dos gestos e paragens. Uma viagem imaginária pelo tempo, impulsionada pelos gestos e movimentos de um corpo que se questiona e se revê em sua trajetória cênica.Pensar as artes cênicas na intersecção Dança – Teatro nos permite olhar para a potência expressiva do gesto.

Ficha Técnica

Supervisão Geral: EDUARDO TOLENTINO DE ARAÚJO
Concepção e Atuação: MARIANA MUNIZ
Assistência de Direção: CLAUDIO GIMENEZ
Artista Provocadora: CLARA CARVALHO
Música Composta: CELSO NASCIMENTO
Iluminação: RAFAEL PETRI
Fotos: CLÁUDIO GIMENEZ
Figurinista: FÁBIO NAMATAME
Produção Executiva: MOVICENA Produções Artísticas
Coordenação de Produção: RAFAEL PETRI

ServiçoD’Existir – Mariana Muniz
Localização: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno- R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010
Datas: Dia 15, 16, 21, 22 e 23 de junho Quarta a sexta-feira, às 19h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia-entrada) | Sympla
Duração: 45 minutos
Classificação etária: 12 anos
Datas das sessões acessíveis: Sessão com acessibilidade em LIBRAS dia 21.06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *