BB Acessibilidade liberado temporariamente só para quem recebe acima de 5 salários mínimos

(Matéria atualizada em 20/06)

Em maio deste ano, o Diário PcD apresentou denúncia sobre a suspensão da linha de crédito do Banco do Brasil – BB Acessibilidade, que é destinado para as pessoas com deficiência e deveria estar disponível para aquisição de equipamentos de TA – Tecnologia Assistiva.

Foram apresentados relatos de correntistas e pessoas com deficiência de diferentes regiões do Brasil. Mariane Santana, CEO da Move Solução em Mobilidade e Tamara Chamelet, diretora das Adaptações Abner, constataram problemas com seus parceiros em diferentes regiões brasileira.

Em NOTA OFICIAL, em 18 de maio, a instituição admitiu a suspensão – temporária das movimentações financeiras. E que “alguns ajustes orçamentários são necessários para a continuidade da linha pelo BB, que já estão sendo providenciados pela Secretaria do Tesouro Nacional”.

O Banco informou quer até 2021, as taxas eram de 5,0% a.a. para pessoas com renda de até 5 salários-mínimos (linha I); e 5,5% a.a. para pessoas com renda acima de 5 até 10 salários-mínimos (linha II).

A remuneração da instituição financeira era de 9,98% (a diferença entre a taxa para o mutuário e a remuneração da instituição é equalizada pelo governo federal). Contudo, em 2022, a remuneração das instituições financeiras subiu para 12,0% e as taxas aos tomadores aumentaram para 6,0% (linha I) e 7,5% a.a. (linha II).

A linha de crédito I é para pessoas físicas com renda de até 5 salários-mínimos e a linha II é para pessoas físicas com renda acima de 5 e até 10 salários-mínimos.

“A demanda pela linha de financiamento tem girado em torno de 10 mil contratações por ano, tendo sido feito mais de 105 mil contratações somente no Banco do Brasil (não temos o número de pessoas, pois uma pessoa pode ter feito mais de uma contratação)”, consta no documento que o Diário PcD teve acesso.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania informou ainda que “para 2023, houve dotação de R$ 12 milhões para esta ação na Lei Orçamentária, valor que já foi totalmente empenhado, contudo, o valor médio dos produtos financiados tem aumentado, bem como a taxa de juros, conforme informado anteriormente. Lembrando que esses 12 milhões são utilizados para cobrir a diferença entre as taxas de juros, portanto, o desembolso da instituição para os financiamentos chegou a 111,9 milhões de reais no ano passado”.

Passados quase 30 (trinta) dias, a situação permanece a mesma e parte da linha ainda está suspensa.

O Diário PcD teve acesso a informações atualizadas junto ao Banco do Brasil, que, em nota, reafirmou que “as contratações de operações de crédito na linha BB Crédito Acessibilidade I (pessoas que recebem até 5 salários-mínimos) encontram-se suspensas temporariamente, desde o dia 11.05.2023. Informamos, ainda, que a linha BB Crédito Acessibilidade II (pessoas que recebem de 5 a 10 salários-mínimos) permanece aberta para contratação. O Banco do Brasil está em tratativas com os intervenientes do programa Viver sem Limites – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para que ocorram os ajustes necessários para retomada da linha BB Crédito Acessibilidade I”.

Já a Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Fazenda, também em NOTA ao Diário PcD informou que  “a suplementação orçamentária solicitada foi providenciada pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF/MPO) e publicada no Diário Oficial. Superada essa etapa, neste momento o Tesouro Nacional está trabalhando para a publicação de nova portaria com recursos adicionais para esse importante programa. Não conseguimos precisar a data para retomada das contratações, mas estamos trabalhando para que ocorra o mais rápido possível”.

O Governo Federal, de acordo com o que foi apurado pelo Diário PcD, destinará como Subvenção Econômica em Operações de Financiamento para a Aquisição de Bens e Serviços de Tecnologia Assistiva Destinados a Pessoas com Deficiência o montante de R$ 2.400.000,00 que precisam estar disponíveis para o retorno da linha BB Acessibilidade I do Banco do Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore