A Talento Incluir – consultoria de diversidade e inclusão, pioneira no Brasil – leva o tema “Inclusão da pessoa com deficiência”, por meio de palestras que apresentará durante o 38° CBTD 2023 – Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento – promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). O evento, que terá como tema principal “Humanizar para prosperar: construindo conexões e cultivando o engajamento”, acontece de 21 a 23 de junho, no ProMagno Centro de Eventos, em São Paulo.
A Talento Incluir também prestou suporte para ajudar a fazer o evento ser ainda mais inclusivo. Para isso, treinou as equipes de staff e criou um guia de acessibilidade para apoiar as palestras e palestrantes.
Na plenária de abertura do evento, no dia 21/6 às 8h50, a CEO do Grupo Talento Incluir, Carolina Ignarra e a CEO da Talento Incluir Consultoria, Katya Hemelrijk, apresentam juntas a palestra “Diversificamente: como tirar os pesos das costas reciclando ideias ultrapassadas”.
No mesmo dia, às 11h40, o capacitismo será tema da apresentação “Capital Humano”, realizada pela atriz e consultora da Talento Incluir, Tabata Contri. Durante sua palestra Tabata apresentará informações sobre esse comportamento opressor chamado capacitismo e como ele atinge todas as estruturas sociais da vida de pessoas com deficiência.
Além disso, a consultora apresentará as diversas formas de capacitismo: passivo, ativo, linguístico, institucional e recreativo. O tema ainda abrirá espaço para trazer informações sobre como se tornar anticapacitista sendo também uma pessoa aliada da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no universo do trabalho.
Carolina Ignarra se apresenta na sexta-feira (23/6) às 10h50, com o tema “Desperte a humanidade que está dentro de você”, palestra em que ela vai falar sobre a maldade humana e trazer reflexões como: “será que o ser humano é mau por natureza?”; “Como identificar, assumir e transformar nossas “maldades” não intencionais, nos faz pessoas mais humanizadas”.
Durante a palestra, ela também vai contar como trabalhar com diversidade e inclusão foi um acontecimento não planejado em sua carreira. “Há 30 anos a humanidade não sabia que incluir era importante, tampouco percebia que excluía as pessoas diferentes. Para sermos pessoas inclusivas precisamos assumir as maldades que existem em nós. Afinal, a gente só muda comportamentos que a gente conhece”, destaca Carolina Ignarra.
Segundo as palestrantes da Talento Incluir, os temas das apresentações são criados com o objetivo de despertar a reflexão sobre a importância de atuar como pessoas inclusivas para evoluirmos como sociedade; inspirar as pessoas a agir de forma coletiva e em relações com ganhos para todas as partes e, incentivar o desenvolvimento pessoal, a partir do reconhecimento dos comportamentos inconscientes que promovem a exclusão.
“Participar do CBTD é uma oportunidade de colaborarmos sobretudo com a transformação das culturas sociais e corporativas. Por meio das nossas palestras, queremos proporcionar possibilidades de desenvolvimento para os profissionais com deficiência e engajar as pessoas para uma atuação anticapacitista. Nosso desejo é que as pessoas se sintam motivadas a gerar mudanças nos grupos que fazem parte, inclusive nas empresas que trabalham. Esperamos despertar nos profissionais de T&D a necessidade de aprender mais para humanizar, transformar e desenvolver a inclusão das pessoas com deficiência, em todos os níveis”, conclui Carolina Ignarra.