Iniciativas para incluir pessoas com deficiência não devem ser encaradas como um problema, mas como solução, já que a diversidade traz grandes benefícios para a sociedade. Por isso a vereadora paulistana Cris Monteiro escolheu indicar o empresário Henri Zylberstajn para receber o Prêmio Chico Xavier de Reconhecimento Humanitário, criado há 10 anos pela Câmara Municipal de São Paulo para homenagear pessoas e entidades que se destacam por promover ações de solidariedade.
“Zylberstajn faz um trabalho lindo à frente do Instituto Serendipidade, que se dedica à inclusão de pessoas com deficiência, transformando a sociedade por meio da inclusão e potencializando ações para que as diferenças sejam encaradas de forma positiva pelas pessoas”, diz a vereadora. “Como empresário bem sucedido, ele tem todos os recursos para cuidar de seu filho com síndrome de Down e não precisava se dedicar a esse trabalho social. Mas escolheu empregar uma parte importante do seu tempo a essa causa e, com isso, já ajudou mais de 1 milhão de pessoas que passam pela mesma situação”.
Ao receber o prêmio, Henri Zylberstajn destacou que o instituto se propõe a trazer um novo olhar para a inclusão, buscando mostrar os benefícios que a diversidade oferece a todos que com ela se envolvem. “O reconhecimento através desse prêmio é um indicativo de que o impacto que estamos causando está na direção certa e de que podemos contar com o poder público – condição sine qua non para que tenhamos mudanças estruturantes. Os verdadeiros merecedores são as pessoas com deficiência, a quem reforço meu respeito e gratidão”, ressalta.